Jogos Tradicionais

Publicado  quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Desenvolvi um trabalho sobre jogos tradicionais (salão) com os alunos do 8º b vespertino, onde os mesmo pesquisaram na sala de tecnologias a história, origem e os objetivos dos jogos de dama, dominó, xadrez e tênis de mesa. Em sala de aula os alunos confeccionaram e pintaram os seus jogos estudados na ST. Posteriormente foi realizado um torneio entre os alunos com os jogos feitos por eles e em seguinda novamente na sala de tecnologia jogaram dama, xadrez, dominó e tênis de mesa ( on line ). O conteúdo jogos de salão faz parte do REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO/MS

Ginástica Corretiva: O esqueleto e seus problemas

Publicado  quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Com a evolução, o homem passou de uma posição curvada quatro apoios, como a dos macacos atuais, para uma posição ereta, dois apois. Ao passar a tomar essa postura ocorreram mudanças em suas estruturas ósseas e musculares.
A má postura é que propicia muitos desequilíbrios posturais, pois quando um individuo permanece muito tempo numa postura inadequada, o seu corpo estará submetido a uma sobrecarga mecânica e com isso ela ocasionara síndromes dolorosas devido a alterações dos padrões muscoloesqueléticos.
A COLUNA VERTEBRAL
A coluna vertebral possui 33 ou 34 vértebras, dois quais 7 formam a região cervical, 12 a torácica, 5 a lombar, 5 sacrais e de 4 a 5 formam o cóccix.
A coluna vertebral é o suporte que sustenta o corpo e por este motivo é a mais prejudicada com a sobrecarga que acaba acarretando um aumento significativo de problemas posturais na população do mundo, tanto em adultos como crianças.
DESVIOS POSTURAIS
Uma coluna saudável possui curvaturas suaves,  que ajudam o corpo na locomoção e no equilíbrio. Curvaturas acentuadas são anormais e causadas basicamente por falta de atividade física, má postura ao sentar, andar, deitar ou excesso de peso. Há casos, ainda, de defeitos congênitos como raquitismo ou osteoporose.
Dependendo do grau do desvio, podem prejudicar algumas funções do organismo como a circulação e respiração.
Desta forma, temos três principais desvios da coluna:
1- Cifose -> caracteriza-se pelos ombros caídos e pela acentuada curvatura da coluna vertebral.
2. Lordose -> caracteriza-se por uma grande curvatura da coluna vertebral para frente: o peito e a barriga também ficam projetados para frente.
3. Escoliose-> é o desvio da coluna vertebral para um dos lados do corpo. Posturais repetitivamente erradas.

Caminhada

Publicado  terça-feira, 11 de agosto de 2009

Muitas pessoas têm o hábito de caminhar, outras camiham apenas nos meses que antecedem o verão. Há ainda aquelas que nem se preocupam em fazer exercícios...Mas saiba que a caminhada é uma das melhores atividades físicas e deveria ser praticada diariamente, pois faz muito bem à saúde.
Se você nunca experimentou, por que não começar agora? Ainda há tempo. Corra para o guarda-roupa, vista algo bem leve e procure caminhar num local gostoso e tranquilo.
A caminhada é um exercício aeróbico muito simples, que não exige equipamentos, roupas ou locais específicos, apenas um calçado adequado para não causar lesões. Pode ser feita por qualquer pessoa, independente de sexo ou idade.
É um dos exercícios mais indicados para adultos, especialmente idosos e portadores de doenças cardíacas e metabólicas, como diabetes, osteoporose, obesidade e colesterol alto. E, além disso, tudo é uma maneira segura de fortalecer a musculatura de maneira global, pois o risco de lesões é muito baixo.
Ela também ajuda no tratamento de distúrbios psicológicos. Caminhar ou correr 30 minutos, três vezes por semana, pode ser tão eficiente no tratamento de depressão aguda quanto à utilização de medicamentos.
No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que a caminhada seja eficiente. O ritmo é individual, mas pe preciso ser constante e mais acelerado, aumentando a frequência cardíaca. Procure contar os batimentos do pulso antes, durante e depois da caminhada. O ideal é praticar entre 65% a 85% da frequência cardíaca máxima, que corresponde a 220 menos a idade da pessoa.
Começar sempre devagar, caminhando por 20 minutos, três vezes por semana, e fazer um alongamento simples, principalmente dos membros superiores e inferiores, antes de depois da caminhada são fundamentais. Não pratique exercícios em jejum e beba água antes, durante e depois da prática. E evite andar e parar, como se estivesse passeando. Mantenha o ritmo.
Quando o percurso estiver fácil e o aumento do tempo de caminhada já não estive sendo sobrecarga, é sinal de que você consegui um bom condicionamento físico.

Manter a forma

Publicado  segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Para manter a forma, na realidade podemos comer de tudo, obviamente que pouco, sem exageros nos alimentos mais gordurosos, e dando privilégios aos mais saudáveis. Mas se o seu objetivo é ter um corpo esbelto, definido ou musculoso, existem algumas excecões, para que seus exercícios físicos possam vir a ter resultados. Pessoas que praticam exercícios físicos, como musculação e a natação, realmente comem bastante, por isso precisam maneirar nos doces, nas carnes gordurosas, nas massas, e de modo algum frituras. Realmente é um preço alto que se paga para ter um corpo atraente e todo definido, porém os resultados valem a pena, pois não há nada melhor do que estar de bem com você, com a auto-estima elevada e principalmente ter um abdômem definido. Então você já sabe, se realmente estiver disposto a mudar  sua alimentação, valorize as frutas, os legumes, vegetais e verduras, pois são ricos em nutrientes, e podem até mesmo que só tendem a fazer bem. Porém o mais aconselhável seria você procurasse um nutricionista e montasse uma dieta equilibrada.