DESVIOS POSTURAIS

Publicado  terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Cuidados com as mochilas escolares

Publicado  segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Como é do conhecimento de todos as mochilas escolares podem e trazem vários problemas posturais, por este motivo estamos postando uma série de vídeos sobre o tema:





Doping

Publicado  domingo, 9 de janeiro de 2011

Existem vários tipos de doping, mas aqui estudaremos os seguintes:
  

Esteróides anabolizantes São drogas semelhantes aos hormônios androgênicos (testosterona), aumentando o anabolismo celular (via oral, intravenosa e intramuscular). Assim, o uso de esteróides anabolizantes provoca o aumento da massa muscular e da resistência, aumento da agressividade e melhora momentânea da capacidade de treino.
A sua utilização é detectável no controle (exames) e produzem efeitos secundários, tais como danos no fígado na pele e nos sistemas cardiovasculares e endócrino, tumores e alterações de personalidade, redução do tamanho dos testículos e diminuição da produção de espermatozóides (homens), sintomas de masculinização, diminuição da função dos ovários e redução do período de menstruação (mulheres), redução precoce do crescimento (adolescentes), aumento das secreções sebáceas, acne e crescimento anormal de pêlos, tendinites, edemas, impotência e cancro na próstata.


Estimulantes – Este tipo de substâncias (via oral e nasal) atua no sistema nervoso central e podem dividir-se em estimulantes fracos (cafeína, teifilina) e estimulantes fortes (anfetaminas, cocaína e estricnina). As anfetaminas são as drogas mais frequentemente utilizadas produzindo os seguintes efeitos:
·         Redução da sensação de fadiga;
·         Aumento da competitividade e agressividade;
·         Aumento do fluxo sanguíneo.





Diuréticos – A introdução deste tipo de doping é normalmente via oral, sendo muito utilizados pelos atletas pois:
·         Provoca a redução rápida de peso, em esportes que envolvam categorias de peso, como no boxe, judô e no halterofilismo.
·         Redução da concentração de substâncias químicas na urina, de forma a iludir os testes.
Também é comum encontrar quem use laxantes para a redução de peso.





Analgésico Atua como analgésico para o tratamento de dores moderadas ou fortes, sendo representada pela morfina e os seus derivados. A maioria destes compostos tem efeitos secundários bastante sérios, incluindo problemas respiratórios.





Gravidez interrompida – Divulgada no fim dos anos 70, onde supostamente os países escondidos por traz da cortina de ferro (período da guerra fria), faziam com que as atletas ficassem grávidas aproximadamente 100 dias antes do período de competição, para que a carga hormonal feminina seja aumentada. Quando a semana de competição se aproximava ocorria o aborto e desta forma estas atletas teriam algum tipo de vantagem nas competições.




Sanguíneo (auto-hemotransfusão) consiste num aumento no volume sanguíneo através de transfusão, com o objetivo de aumentar a capacidade de transporte de oxigênio. Normalmente o sangue usado na transfusão é do próprio atleta. Este tem como objetivo o aumento da concentração de hemoglobina. Os danos ocasionados neste tipo de dopagem são os problemas vasculares.

ÍNDICE de MASSA CORPORAL ( IMC )

Publicado  sábado, 8 de janeiro de 2011




O IMC é um índice desenvolvido por estudos científicos que relacionam o peso e a estatura com o estado nutricional. Este índice não considera a composição corporal (quantidade de massa muscular, massa gorda, nível de hidratação e outros), por esse motivo não é uma forma adequada de avaliação de atletas que normalmente tem uma grande quantidade de massa muscular. Para uma melhor avaliação esse índice deve ser somado à outros métodos de avaliação como a relação cintura quadril e avaliação do percentual de gordura.
 O cálculo do peso ideal deveria ser feito, idealmente, através da medida do percentual de gordura corporal, que pode ser obtida por métodos como a bioimpedância ou pela medida das dobras cutâneas*. Como na maioria dos casos estes métodos não estão disponíveis, o índice de massa corporal tem sido largamente utilizado para determinar a faixa ideal de peso. 
        O IMC relaciona o peso e a altura do avaliado a fim de verificar se o mesmo excede ao da média da população. Apesar de não discriminar os componentes gordos e magros da massa corporal total, é o método mais prático para avaliar o grau de risco associado à obesidade. Este índice pode ser obtido dividindo-se o peso corporal pelo quadrado da altura em metros. Ele serve como apenas como um parâmetro de comparação!

  ÍNDICE DE MASSA CORPORAL  =  
PESO (em Kg)



(ALTURA em metros) 2


Tabela IMC
Cálculo IMC
Situação
Abaixo de 18,5
Você está abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9
Parabéns — você está em seu peso normal!
Entre 25,0 e 29,9
Você está acima de seu peso (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9
Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9
Obesidade grau II
40,0 e acima
Obesidade grau III

 Maiores informações sobre  medidas das dobras cutâneas: http://www.avaliacaofisica.com.br/si/site/021210