Jogos Tradicionais

Publicado  terça-feira, 2 de agosto de 2011

UMA BREVE HISTÓRIA DOS JOGOS DE TABULEIRO

Sua origem parece estar ligada às primeiras cidades de que se tem notícia, há alguns milhares de anos, nas regiões do antigo Egito e da Mesopotãmia ( hoje Iraque ). Foram encontrados em escavações arqueológicas objetos e desenhos que parecem ser ou fazer referência a jogos de tabuleiro.
Há traços de que mais tarde os jogos tenham aparecido em vários lugares do mundo antigo, tais como Índia, China,Japão, Pérsia, África do Norte e Grécia. Depois, os jogos de tabuleiro chegaram até Roma, outros países da Europa e os países árabes.


ALGUNS DOS JOGOS MAIS CONHECIDOS E SUAS ORIGENS



                                      DAMAS


Surgiu na Europa medieval, sem que se possa precisar local e data. É descendente do Albuquerque ( jogo que tem Trilha como uma de suas variantes ),de quem herdou a captura ao pular uma peça do adversário. O jogo também recebeu elementos do xadrez,como tabuleiro, a promoção de peças ao alcançar aúltima linha e talvez o próprio nome.

Assim como a maioria dos grandes jogos tradicionais, damas não é simplesmente um jogo, mas uma família de jogos aparentados que apresentam variações históricas e regionais. Não há uma forma única do jogo estabelecida como padrão internacional.

OBJETIVO

Capturar ou imobilizar todas as peças do adversário.



                               XADREZ


O jogo de Xadrez é um dos jogos ou família de jogos mais populares do mundo. Jogado ao redor de todo o globo,encontra variações históricas e regionais.
Entre  esses princípios temos:
* tabuleiro quadriculado
* peças de hierarquia e movimentos diferentes
* igualdade de material
* captura de peças por substituição
* o objetivo ou um dos objetivos é capturar a principal peça adversária.
As primeiras referências ao jogo de Xadrez, datam do século VII, do norte da Índia. Aparentemente o tabuleiro quadriculado já era conhecido muitos séculos antes e utilizado para um jogo de dados. Mas é do século VII a citação mais antiga de um jogo que se assemelha com o Xadrez, embora o jogo possa ser mais antigo do que isso.
Documentos testemunham a presença de um jogo semelhante na China, dois séculos mais tarde.


                                              DOMINÓS



Os dominós parecem ter sido uma invenção chinesa. Há referências de dominós na Europa à partir do século XVIII, mas devem ter aparecido no continente antes disso. Apresentarei aqui uma das variantes.
Joga-se com 28 peças: 21 delas correspondem a cada combinação de números que pode ser conseguida com dois dados; 6 têm um dos lados em branco e 1 tem os dois lados em branco. Em geral é jogado por 2,3 ou 4 jogadores ou ainda por 2 duplas.

OBJETIVO

O objetivo do jogo é livrar-se de suas peças antes dos demais. O vencedor marca um total de pontos igual à soma dos pontos que os seus adversários ainda têm na mão. Caso o jogue termine por que ninguém tem uma peça adequada para colocar, o vencedor é aquele que tiver menos pontos na mão.


                                      TÊNIS DE MESA



O tênis de mesa é um esporte que surgiu na Inglaterra na segunda metade do século XIX.Chegou ao Brasil na primeira década do século XX, trazido por turistas ingleses. É considerado um dos esportes mais populares do mundo. O objetivo do jogo é marcar pontos. Isso ocorre quando o adversário manda a bola para fora da mesa ( no lado oposto ao seu ) ou quando ele não alcança a bola ( desde que a bola tenha batido no lado de sua mesa). Os jogos de tênis de mesa podem ser disputados um contra um ( individuais ) ou dupla com dupla.


CURIOSIDADES DO ESPORTE:

* O primeiro campeonato mundial de tênis de mesa ocorreu em 1927, na cidade de Londres ( Inglaterra ).
* O tênis de mesa tornou-se um esporte olímpico somente em 1988, nas olimpíadas de Seul ( Coréia do Sul ).
* O jogador Hugo Hoyama é o destaque do tênis de mesa brasileiro na atualidade. Ele ganhou várias medalhas em campeonatos mundiais, pan-americanos ( recordista brasileiro ) e jogos olímpicos.

Bullying

Publicado  segunda-feira, 1 de agosto de 2011



Bullying é crime....


Existem dois tipos de bullying, o bullying psicologico e o bullying físico.

O Bullying Físico ele é por exemplo: na escola tem um valetão e ele me bate caso eu não queira dar alguma coisas que ele peça, ou seja, isso que ele ta fazendo me bater, é bullying físico, isso é muito ruim, porque isso pode machucar a pessoa que está sendo batida, pode causar ferimentos, etc.

O Bullying Psicologico é as pessoas falarem coisa muito ruim para as outras pessoas, ou seja, deixar a altistima dela la pra baixo, isso é muito ruim, porque pode  causar depressão, além de varias outras coisas perigosas, e também pode causar a morte da pessoa, eu conheço um caso que o menino ele sofria bullying e ele se matou na frente da turma inteira, isso pode causar trauma na pessoa, etc.

Então gente nao façam bullying, é crime e você pode ser preso, ou se for de menor seus pais vão ser punidos, isso não e bom pra pessoa que faz, nem pra pessoa que está ouvindo, então nao cometam isso.

Vou mostrar algumas imagens de bullying, espero que quem sofra bullying conte a seus pais, familiares, etc...

fonte: http://ranieris.blogspot.com