A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Publicado  quarta-feira, 26 de março de 2014

criança dançando

Desenvolver a musicalidade e a expressão corporal na educação infantil é muito importante não só para trabalhar atividades que envolvam música e dança, mas também para o reconhecimento de seu corpo, de suas possibilidades e limitações espaciais, temporais e laterais.

É necessário salientar que as atividades que envolvem música e dança é sem dúvida um importante meio de inserção de cultura e prazer, julgando que as crianças sabem relacionar música e dança, pois é algo materno e com certeza elas irão perceber essa atividade como uma possibilidade de brincar e não há nada mais grandioso do que aprender brincando.


kids dancing


nini dançando
É difícil imaginar uma criança que ao ouvir determinada música não acabe dançando, isso vem desde muito cedo devido ela vivenciar diferentes situações nas quais os adultos mesmo sem perceber acabam passando essa ideia de que música foi feita para dançar e expressar diferentes emoções. Mas não é só esse o papel da música na educação, ela vai muito além de uma gostosa diversão.
Nesse sentido, o trabalho com a música e com a dança pode favorecer o desenvolvimento corporal da criança tendo o objetivo de combinar movimento e ritmo adequado de acordo com a estrutura rítmica da música. Facilitar a socialização e contribuir para o relaxamento muscular e psicológico de cada aluno é um dos fatores que tornam essa prática muito importante.



A música tem que ser entendida como uma linguagem e não como uma forma de estratégia para banalizá-la. Tem que mostrar um amplo universo de sons para o aluno. Isso vai ajudá-lo a ampliar seus sentidos, como a visão, o tato e, principalmente, a audição.

A Dança e a Criança - Os Benefícios

Através da dança seu filho aprende as noções de espaço, seqüência, padronização e uma conscientização do próprio corpo.
danças de crinças

Benefício emocional

A dança é uma forma de expressão que ajuda seu filho a explorar os seus sentimentos, além de adquirir maior autoconfiança.


Benefício social

A dança é uma experiência comum que promove a tolerância e apreço pelos outros.


Benefício cultural

Dançar fomenta o interesse em outras culturas. Ao estudar formas de dança que se originam em outros países seu filho adquire compreensão histórica de outros povos.
dança de criança
Qual é o melhor estilo?
Não importa o estilo, o importante é que seu filho tenha uma experiência agradável e bem movimentada que explore as suas habilidades individuais através de experiências de aprendizagem.
importancia da dança infantil
Geralmente as aulas de dança para crianças centram-se na criatividade e nas possibilidades de movimento. Assim elas podem desenvolver uma preferência pessoal por padrões de movimentos e estilos.





portal crescer
Os aspectos explorados em uma classe de dança para crianças são:


Elementos e energia.

Elementos que envolvem o corpo no tempo e no espaço, na qual as crianças aprendem a usar esses elementos para expressar-se artisticamente.


Anatomia e alinhamento.

O corpo é o instrumento da dança que deve ser mantido em perfeita sintonia. Portanto, aprende-se a organizar e alinhar o corpo afim de que possa mover-se de maneira eficiente e saudável.


Movimento criativo.

As crianças aprendem a fazer escolhas de movimento estético para coreografar com forma, estrutura e significado.


A dança desenvolve estímulos como:

Tátil – sentir os movimentos e seus benefícios para o corpo;
Visual – ver os movimentos e transformá-los em atos;
Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo;
Afetivo – emoções e sentimentos transpostos na coreografia;
Cognitivo – raciocínio, ritmo, coordenação;
Motor – esquema corporal, coordenação motora associada ao equilíbrio e flexibilidade.

criançar bale

















Matriculando seu filho em aulas de dança

Observe as seguintes questões antes de matricular seu filho:
criança dançando sapateado

Você pode assistir à primeira aula?
A professora parece consciente dos limites físicos, emocionais e sociais dos alunos infantes?
A professora parece entusiasmada com a classe? O material que ela oferece desperta o interesse das crianças?
Os alunos são agrupados de acordo com a idade, habilidade e desenvolvimento social?
O espaço está limpo, arejado, bem iluminado e é livre de obstruções?
O piso é resistente e bem conservado?
Tem espaço suficiente para trocar de roupa? Tem fácil acesso à água potável e aos banheiros?

dançar criança

A dança trás inúmeros benefícios sociais, culturais, cognitivos, emocionais e motores de maneira conceitual e procedimental, que favorecem para a criança, a conscientização do seu corpo e do senso crítico, formando um cidadão autônomo, ciente de seus direitos e deveres, e ainda de maneira divertida e prazerosa, aprender brincando!




Fonte: http://portalcrescer.blogspot.com.br/2011/09/importancia-da-danca-na-educacao.html

Sistema Circulatório

Publicado  terça-feira, 25 de março de 2014




É responsável pela distribuição de substâncias no interior do organismo. Através dele, os nutrientes e o oxigênio são transportados até as células e os resíduos metabólicos celulares (CO2, amônia, ácido úrico, uréia) são retidos.

Circulação humana
Ocorre por meio de um sistema circulatório constituído por um conjunto de vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares), cuja finalidade é possibilitar a distribuição do sangue por meio de uma bomba muscular, chamada coração. Por sua vez, o coração impulsiona o sangue através dos vasos, formando o que chamamos de circulação sanguínea

Componentes do sistema circulatório



Sangue: é um líquido vermelho, mais denso e viscoso que a água e que atua principalmente como meio de transporte. Em um homem de 70 kg, seu volume aproximado é de 5,5 litros.




Funções do sangue:


Transporte de nutrientes, gases respiratórios, hormônios e excreções.
Depósito de água, abastecendo ou removendo das células, de acordo com as necessidades.
Defesa do corpo contra os microorganismos patogênicos.
Manutenção da temperatura constante do organismo, pois somos homeotermos.

Composição do sangue



É composto por plasma (água, sais minerais, proteínas, gases, excreções, hormônios), glóbulos vermelhos (ou hemácias), glóbulos brancos (ou leucócitos) e plaquetas.


Vasos sanguíneos


Representam uma rede de tubos, distribuídos por todo o organismo, por onde o sangue é transportado.







Existem três tipos de vasos sanguíneos:


Artérias: são vasos que levam sangue do coração para os órgãos e tecidos corporais. Elas apresentam parede relativamente espessas, elásticas e pulsantes. É constituída por três camadas de tecido, denominadas túnicas. Nos órgãos e tecidos, os finíssimos ramos terminais das artérias, denominados arteríolas, prolongam-se formando vasos ainda mais finos, os capilares sanguíneos.


Capilares: são vasos finíssimos, de diâmetro microscópico, que estabelecem comunicação entre uma arteríola e uma vênula, como são chamadas as veias mais finas. Há trocas entre o sangue e os tecidos. Possuem uma única camada celular chamada endotélio.




Veias: são vasos que levam o sangue de órgãos e tecidos para o coração. Suas paredes são também constituídas por três camadas, correspondentes às das artérias. As veias podem se contrair e relaxar com lentidão, mas não apresentam movimentos de pulsação como as artérias. Ao longo da veia, existem válvulas que impedem o refluxo do sangue. Nos membros inferiores, a contração da musculatura esquelética determina o retorno do sangue ao coração.


Coração
É um órgão muscular localizado no mediastino, espaço interior do tórax situado entre os pulmões. A função desse órgão é o bombeamento de sangue através dos vasos sanguíneos.

Fonte: ADOLFO & CROZETA & LAGO. Biologia : Coleção Vitória Régia, Volume Único. São Paulo: IBEP, 2005.

Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.

Hábitos de higiene

Publicado  sexta-feira, 21 de março de 2014

Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios. A higiene é a melhor arma para a manutenção da saúde.
Manter limpos nossos corpos e o ambiente em que vivemos é tarefa individual e indispensável.
Cada parte do nosso corpo tem características diferentes e precisa ser cuidada de uma maneira específica.


O BANHO: O banho diário é indispensável para eliminar as impurezas da pele, como também proporciona um ótimo relaxamento. Use bastante água, sabonete e uma boa esponja. Massageie todo o corpo; isso ajudará a limpeza, removerá as células mortas e ativará a circulação sanguínea, evitando problemas de pele como sarna e micoses. Seque bem todo o corpo.



Lave os cabelos com freqüência, pois nos cabelos acumulam-se poeiras e gorduras que precisam ser eliminadas, por isso devem estar sempre lavados (duas vezes por semana no mínimo) e penteados. Também devem ser cortados regularmente, cabelos grandes e sujos facilitam o aparecimento e a multiplicação de piolhos, caspa e seborréia.
Ao lavar o rosto, pela manhã, preste atenção se há secreção no canto interno dos olhos removendo-a com bastante água. Não esqueça de limpar as narinas, assoando-as devagar e cuidando para que fiquem desobstruídas.


A BOCA/DENTES: A higiene da boca é outro aspecto importante. Os dentes devem ser escovados de manhã ao acordar, à noite antes de dormir e após cada refeição. O uso do fio dental também é recomendado. Com estes cuidados você
manterá sempre um hálito agradável e um belo sorriso, evitando cáries e inflamações da gengiva. Dentes mal tratados podem afetar todo o organismo.


UNHAS: Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outras doenças intestinais. Além disso, valoriza os aspectos estéticos relacionados à beleza das unhas.










VESTUÁRIO: A roupa e o calçado devem estar sempre limpos e devem ser adequados ao tempo que faz: frescos no Verão, quentes no Inverno e impermeáveis nos dias de chuva. Devem ser cômodos e folgados.
O vestuário é importante para manter a temperatura corporal. O ideal é vestir roupas de algodão, pois não retém o suor o que evita o aparecimento de mau cheiro. Evitar roupas justas e de fibras sintéticas.

RESUMO DOS HÁBITOS DE HIGIENE
·         Tome banho diário
·         Escove os dentes ao acordar, deitar e após as refeições.
·         Lave sempre bem as mãos
·         Corte e limpe as unhas
·         Mantenha a higiene íntima
·         Evite andar descalço.

"SEM SAÚDE NÃO HÁ VIDA"