Frequência Cardíaca

Publicado  quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O que é freqüência cardíaca?
Freqüência cardíaca é o número de vezes em que o coração bate por minuto.
Como se mede freqüência cardíaca?
A freqüência cardíaca é medida contando quantas vezes o coração bate em um determinado tempo. As seguintes fórmulas podem ser usadas:
·         Contar por 10 segundos e multiplicar por 6.
·         Contar por 15 segundos e multiplicar por 4.
·         Contar por 30 segundos e multiplicar por 2.
·         Contar por um minuto.
Quanto maior o tempo, mas preciso será o resultado. O total deve ser sempre referente a um minuto, já que é este o intervalo de tempo usado como parâmetro. A freqüência é expressa em batimentos por minuto. Exemplo: 75 batimentos por minuto ou 75 bpm.
Pra que saber a freqüência cardíaca?
Durante a prática de exercícios aeróbios, a freqüência cardíaca indica se a intensidade da atividade é adequada. Controlando a freqüência, você também evita ultrapassar o nível seguro de esforço para seu organismo.
Além disso, frequências muito baixas (menos de 60 bpm) ou muito altas (mais de 100 bpm), as bradicardias e taquicardias, indicam possíveis problemas no coração, sendo necessário procurar um cardiologista para fazer exames.

Quais as formas de determinar a freqüência cardíaca?
A forma mais simples de determinar a freqüência cardíaca é sentindo o pulso no pescoço ou no punho. Médicos e enfermeiros podem usar também o estetoscópio (aparelho para ouvir o coração e a respiração).
Existem equipamentos específicos para isso, os freqüencímetros ou medidores de freqüência cardíaca. São compostos por uma faixa que fica posicionada no tórax, abaixo dos mamilos, e um dispositivo (geralmente em forma de relógio) que mostra a freqüência instantaneamente. Há ainda alguns monitores que são parte de aparelhos de ginástica, como esteiras ou bicicletas, que são colocados na orelha ou na ponta do dedo.

Como medir a freqüência cardíaca no punho?
Primeiro você deve identificar a área onde é mais fácil perceber os batimentos. Ela se localiza no punho, próxima à mão, abaixo da linha do polegar e em direção à palma da mão. Nessa região, você irá sentir o pulso da artéria radial. Com o indicador e o dedo médio da mão esquerda, pressione suavemente essa área do punho direito, até que perceba o pulsar do fluxo de sangue. Se for verificar a pulsação de outra pessoa, nunca use seu polegar, pois você poderá confundir a sua freqüência com a da outra pessoa.

Como medir a freqüência cardíaca no pescoço?
Novamente, localize a área em que vai sentir os batimentos. Ela está na lateral do pescoço, pouco abaixo do maxilar inferior (mandíbula). Nesse ponto, você pode perceber o fluxo de sangue na artéria carótida. Pressione suavemente com dois dedos, até perceber o pulso.

O que é freqüência cardíaca máxima?
Freqüência cardíaca máxima é o maior número de batimentos a que uma pessoa pode chegar, ou seja, o número máximo de batimentos que seu coração consegue alcançar. Ela é calculada a partir de uma fórmula simples:

   Para homens: FCmáx = 220 – idade. Exemplo: se você tem 24 anos, faça a conta FCmáx = 220 – 24, o resultado será que sua freqüência cardíaca máxima é 196.
·         Para mulheres: FCmáx = 226 – idade. Exemplo: se você tem 31 anos, faça a conta FCmáx = 226 – 31, o resultado será que sua freqüência cardíaca máxima é 195.  A diferença de valores entre homens e mulheres supre a diferença entre os sexos. Usualmente, a freqüência cardíaca das mulheres é ligeiramente mais alta que a dos homens.

Como medir a freqüência cardíaca em repouso?
A freqüência cardíaca em repouso é aquela medida em uma situação sem atividade física, ou seja, sentado ou deitado, relaxado, com um intervalo após a última atividade realizada.
Qual a freqüência cardíaca para quem está iniciando um trabalho de atividade física (freqüência cardíaca de segurança)?
A freqüência cardíaca recomendada para quem está iniciando atividades físicas encontra-se na faixa entre 60% a 75% da freqüência cardíaca máxima. Seguindo os exemplos acima, o homem de 24 anos deve treinar mantendo a freqüência cardíaca entre 117 e 147 bpm, enquanto a mulher de 31 anos mantém entre 117 e 146 bpm.

Índice de Massa Corporal

Publicado  quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011










O Índice de Massa Corporal (IMC) é um número calculado a partir do peso e altura da pessoa. O IMC é um indicador da gordura corporal. Apesar do IMC não medir a gordura diretamente, pesquisas mostram que ele se relaciona aos métodos de medição direta. O Índice de Massa Corporal pode ser considerado uma alternativa prática, fácil e barata para a medição direta de gordura corporal. 







Como o Índice de Massa Corporal (IMC) é usado? 

O IMC é usado como uma ferramenta para identificar possíveis problemas de peso para adulto. Entretanto, o IMC não é uma ferramenta de diagnóstico. Por exemplo, a pessoa pode ter um IMC alto, porém para determinar se o excesso de peso é um risco para a saúde o médico precisa fazer mais análises que podem incluir medição das dobras cutâneas, avaliação da dieta, atividade física, histórico familiar, etc. 


 
Como Calcular o IMC? 

Para calcular o IMC, você deve anotar seu peso em quilogramas (kg) e sua altura em metros (m), em seguida divida seu peso (kg) pela sua altura (m) elevada ao quadrado. 

Vamos usar eu mesmo como exemplo: 

93kg e a altura é de 1,82m. Você fará da seguinte forma: 

Peso: 93Kg 
Altura: 1,82m 
IMC=? (Vamos descobrir) 

Fórmula: 

IMC = Peso ÷ Altura² 
IMC = 93 ÷ 1,82² 
IMC = 93 ÷ 3,31 
IMC = 28 

Usando esta fórmula portanto, descobrimos que uma pessoa com 1,82m de altura e 93kg de peso, terá um Índice de Massa Corporal (IMC) de 28. 


<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->

OBS: Tabela com referência para adulto 

Atividade

* Como podemos saber se estamos acima do peso?

* O que é o IMC?

* Como se calcula o IMC?

* Quais as implicações e riscos de ter um IMC abaixo do peso? E obeso?

* Qual o seu IMC?

<!--[endif]-->