ÍNDICE de MASSA CORPORAL ( IMC )

Publicado  sábado, 8 de janeiro de 2011




O IMC é um índice desenvolvido por estudos científicos que relacionam o peso e a estatura com o estado nutricional. Este índice não considera a composição corporal (quantidade de massa muscular, massa gorda, nível de hidratação e outros), por esse motivo não é uma forma adequada de avaliação de atletas que normalmente tem uma grande quantidade de massa muscular. Para uma melhor avaliação esse índice deve ser somado à outros métodos de avaliação como a relação cintura quadril e avaliação do percentual de gordura.
 O cálculo do peso ideal deveria ser feito, idealmente, através da medida do percentual de gordura corporal, que pode ser obtida por métodos como a bioimpedância ou pela medida das dobras cutâneas*. Como na maioria dos casos estes métodos não estão disponíveis, o índice de massa corporal tem sido largamente utilizado para determinar a faixa ideal de peso. 
        O IMC relaciona o peso e a altura do avaliado a fim de verificar se o mesmo excede ao da média da população. Apesar de não discriminar os componentes gordos e magros da massa corporal total, é o método mais prático para avaliar o grau de risco associado à obesidade. Este índice pode ser obtido dividindo-se o peso corporal pelo quadrado da altura em metros. Ele serve como apenas como um parâmetro de comparação!

  ÍNDICE DE MASSA CORPORAL  =  
PESO (em Kg)



(ALTURA em metros) 2


Tabela IMC
Cálculo IMC
Situação
Abaixo de 18,5
Você está abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9
Parabéns — você está em seu peso normal!
Entre 25,0 e 29,9
Você está acima de seu peso (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9
Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9
Obesidade grau II
40,0 e acima
Obesidade grau III

 Maiores informações sobre  medidas das dobras cutâneas: http://www.avaliacaofisica.com.br/si/site/021210

1 comentários:

thiago disse...

eu aprendi na aula e estou com excesso de peso. Vou fazer regime