Definição de Calorias e Gasto Calorico

Publicado  segunda-feira, 2 de maio de 2011


Calorias: Caloria (cal) e a unidade de energia mais freqüentemente empregada em biologia, sendo definida como a quantidade de energia na forma de calor necessária para aumentar 01 Grau Celsius (de 14,5 a 15,5 graus) a temperatura de 01 grama de água.
Gasto Energético Basal: Calorias gastas pelo individuo em 24h. Um individuo adulto gasta em media, 1.500 cal nas 24h. Este valor pode aumentar, no caso do mesmo praticar algum tipo de exercício, ou diminuir, se ele passar muito tempo sentado ou vendo televisão.
O individuo que trabalha em pé, gasto o dobro de calorias que o individuo que trabalha sentado.
Para que uma pessoa perca 01KG de peso, e necessário que ele “queime”, elimine um total aproximado de 7.500 cal.
- Exemplo de perda de peso apenas com dieta:
Um paciente de 80Kg, para perder 05Kg, e com um gasto energético basal de 1.500 cal, terá que ingerir diariamente uma dieta de ate 1.200 cal, pois assim “eliminara” 300 cal por dia.
  • Em 1 dia eliminara 300 cal;
  • Em 5 dias eliminara 1.500 cal;
  • Em 10 dias eliminara 3.000 cal;
  • Em 20 dias eliminara 6.000 cal;
  • Em 25 dias eliminara 7.500 cal (equivalente a 1Kg).
Para atingir a perda de 5Kg só com dieta, sem praticar nenhuma atividade física, seriam necessários um total de aproximadamente 120 dias (4 meses), seguindo corretamente a dieta, sem “extrapolar” nem nos finais de semana.
- Exemplo de perda calórica com atividade física:
Se o mesmo paciente, de 80Kg, e gasto energético basal de 1.500 cal-dia com uma dieta de 1.200 cal, colocasse em sua rotina 1 caminhada de 1:30h (gasto de 600 cal) durante 5 vezes por semana, teríamos um resultado diferente:
  • Gasto energético semanal com a dieta: 7 dias + 300 cal  2.100 cal;
  • Gasto energético de dieta (2.100 cal) + gasto energético de exercício (3.000 cal) = 5.100 cal;
  • Em um mês este paciente perderia 2,5Kg a 3Kg.
Atividades físicas regular alem de ser um importante fator de perda de peso, auxilia na diminuição de níveis sanguíneos de glicose, colesterol e triglicerídeos. Diversos estudos comprovam a eficácia da atividade física na prevenção do câncer (pessoas adeptas a qualquer atividade física são menos propensas a desenvolver câncer devido a liberação de beta endorfinas) e como co-adjuvante no tratamento de depressão.
A atividade física regular (principalmente para os pacientes com mais de 30 anos) previne o aumento de gorduras sanguíneas (colesterol triglicerídeos) e conseqüentemente o infarto.
Aeróbio ou Anaeróbio?
Os exercícios físicos regulares, vigorosos e que aumentam a eficácia do trabalho dos pulmões, a forca e a resistência muscular são chamados de aeróbios. Esses exercícios aumentam a temperatura do seu corpo, elevam os batimentos cardíacos e deixam a sua respiração mais pesada. Exemplos de exercícios aeróbios são: corrida (jogging), natação, bicicleta e caminhadas rápidas, incluindo na esteira.
Os exercícios anaeróbios são menos ativos, mas são importantes para melhorar a forca, a flexibilidade e o tônus muscular. Esses exercícios incluem: alongamento, ioga, levantamento de peso e jardinagem.
Qualquer exercício e melhor do que nenhum!
Porem, surtos eventuais de atividades físicas intensas (ex: jogar futebol só no domingo) não trazem benefícios a saúde. Muito pelo contrario, eles podem ser muito perigosos ao seu coração. E muito importante fazer exercícios como rotina.
PROFESSOR: JAIRTON DE ANDRADE SILVA

0 comentários: