O Esqueleto

Publicado  quarta-feira, 8 de março de 2017

Estrutura interna que sustenta o corpo humano, formada de ossos, articulações e cartilagens. Junto com o sistema muscular estriado, compõe o aparelho locomotor, pois fornece o apoio necessário aos músculos para a movimentação do corpo. A locomoção acontece quando o sistema muscular, ligado aos ossos diretamente ou por meio de tendões, aciona os ossos e as articulações. O sistema esquelético também serve para a proteção de diversos órgãos vitais, como o cérebro - alojado na caixa craniana -, o coração e os pulmões - guardados pela caixa torácica. Além dessas funções de natureza física e mecânica, vários ossos desempenham papel na formação do sangue, alojando a medula vermelha, que produz os glóbulos vermelhos (hemácias) e brancos (leucócitos).

O esqueleto adulto possui 206 ossos e é dividido em duas partes: axial e apendicular. A primeira é constituída dos ossos da cabeça e do tronco. Inclui a caixa craniana - que abriga o cérebro e a região anterior do tubo - e a coluna vertebral, composta de vértebras interligadas de maneira articulada. É a articulação entre as vértebras que determina a grande flexibilidade da coluna vertebral. A parte apendicular é formada pelos ossos dos membros inferiores e superiores e pelos envolvidos no processo de locomoção, como os da bacia, pernas e pés.

Compostos de sais minerais, especialmente o fosfato de cálcio, os ossos também são estruturas vivas, repletas de células nutridas pelo sangue. O maior osso do corpo humano é o fêmur, ao longo da coxa. Num homem de 1,80 m, ele mede cerca de 50 cm. O menor é o estribo, localizado no ouvido, com um tamanho que varia de 2,6 mm a 3,4 mm.

0 comentários: