Esporte

Publicado  sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Desenvolvi um Projeto sobre Esportes, onde foram divididos grupos de alunos, sendo que os esportes foram sorteados entre as salas participantes. Trabalhei em cada sala de aula as modalidades sorteadas, e após algumas aulas na sala, os alunos puderam apresentar os trabalhos para outras salas. Os alunos tiveram que construir uma maquete sobre o esporte estudado e fazer uma explanação do esporte.


PERÍODO MATUTINO

Jogos Tradicionais

Publicado  terça-feira, 4 de outubro de 2011

Desenvolvi um PROJETO com os alunos do 6º ao 9º ano do período matutino e vespertino, onde os mesmo pesquisaram na sala de tecnologias a história, origem e os objetivos dos jogos de dama, dominó, xadrez e tênis de mesa. Em sala de aula os alunos confeccionaram os seus jogos estudados na ST. Posteriormente foi realizado um torneio entre os alunos com os jogos confeccionados por eles e em seguida novamente na sala de tecnologias jogaram dama, xadrez, dominó e tênis de mesa (on line ), para que possam vivenciar vários níveis de dificuldades dos jogos. O conteúdo jogos de salão está dentro do planejamento anual da escola.

Jogos Tradicionais

Publicado  terça-feira, 2 de agosto de 2011

UMA BREVE HISTÓRIA DOS JOGOS DE TABULEIRO

Sua origem parece estar ligada às primeiras cidades de que se tem notícia, há alguns milhares de anos, nas regiões do antigo Egito e da Mesopotãmia ( hoje Iraque ). Foram encontrados em escavações arqueológicas objetos e desenhos que parecem ser ou fazer referência a jogos de tabuleiro.
Há traços de que mais tarde os jogos tenham aparecido em vários lugares do mundo antigo, tais como Índia, China,Japão, Pérsia, África do Norte e Grécia. Depois, os jogos de tabuleiro chegaram até Roma, outros países da Europa e os países árabes.


ALGUNS DOS JOGOS MAIS CONHECIDOS E SUAS ORIGENS



                                      DAMAS


Surgiu na Europa medieval, sem que se possa precisar local e data. É descendente do Albuquerque ( jogo que tem Trilha como uma de suas variantes ),de quem herdou a captura ao pular uma peça do adversário. O jogo também recebeu elementos do xadrez,como tabuleiro, a promoção de peças ao alcançar aúltima linha e talvez o próprio nome.

Assim como a maioria dos grandes jogos tradicionais, damas não é simplesmente um jogo, mas uma família de jogos aparentados que apresentam variações históricas e regionais. Não há uma forma única do jogo estabelecida como padrão internacional.

OBJETIVO

Capturar ou imobilizar todas as peças do adversário.



                               XADREZ


O jogo de Xadrez é um dos jogos ou família de jogos mais populares do mundo. Jogado ao redor de todo o globo,encontra variações históricas e regionais.
Entre  esses princípios temos:
* tabuleiro quadriculado
* peças de hierarquia e movimentos diferentes
* igualdade de material
* captura de peças por substituição
* o objetivo ou um dos objetivos é capturar a principal peça adversária.
As primeiras referências ao jogo de Xadrez, datam do século VII, do norte da Índia. Aparentemente o tabuleiro quadriculado já era conhecido muitos séculos antes e utilizado para um jogo de dados. Mas é do século VII a citação mais antiga de um jogo que se assemelha com o Xadrez, embora o jogo possa ser mais antigo do que isso.
Documentos testemunham a presença de um jogo semelhante na China, dois séculos mais tarde.


                                              DOMINÓS



Os dominós parecem ter sido uma invenção chinesa. Há referências de dominós na Europa à partir do século XVIII, mas devem ter aparecido no continente antes disso. Apresentarei aqui uma das variantes.
Joga-se com 28 peças: 21 delas correspondem a cada combinação de números que pode ser conseguida com dois dados; 6 têm um dos lados em branco e 1 tem os dois lados em branco. Em geral é jogado por 2,3 ou 4 jogadores ou ainda por 2 duplas.

OBJETIVO

O objetivo do jogo é livrar-se de suas peças antes dos demais. O vencedor marca um total de pontos igual à soma dos pontos que os seus adversários ainda têm na mão. Caso o jogue termine por que ninguém tem uma peça adequada para colocar, o vencedor é aquele que tiver menos pontos na mão.


                                      TÊNIS DE MESA



O tênis de mesa é um esporte que surgiu na Inglaterra na segunda metade do século XIX.Chegou ao Brasil na primeira década do século XX, trazido por turistas ingleses. É considerado um dos esportes mais populares do mundo. O objetivo do jogo é marcar pontos. Isso ocorre quando o adversário manda a bola para fora da mesa ( no lado oposto ao seu ) ou quando ele não alcança a bola ( desde que a bola tenha batido no lado de sua mesa). Os jogos de tênis de mesa podem ser disputados um contra um ( individuais ) ou dupla com dupla.


CURIOSIDADES DO ESPORTE:

* O primeiro campeonato mundial de tênis de mesa ocorreu em 1927, na cidade de Londres ( Inglaterra ).
* O tênis de mesa tornou-se um esporte olímpico somente em 1988, nas olimpíadas de Seul ( Coréia do Sul ).
* O jogador Hugo Hoyama é o destaque do tênis de mesa brasileiro na atualidade. Ele ganhou várias medalhas em campeonatos mundiais, pan-americanos ( recordista brasileiro ) e jogos olímpicos.

Bullying

Publicado  segunda-feira, 1 de agosto de 2011



Bullying é crime....


Existem dois tipos de bullying, o bullying psicologico e o bullying físico.

O Bullying Físico ele é por exemplo: na escola tem um valetão e ele me bate caso eu não queira dar alguma coisas que ele peça, ou seja, isso que ele ta fazendo me bater, é bullying físico, isso é muito ruim, porque isso pode machucar a pessoa que está sendo batida, pode causar ferimentos, etc.

O Bullying Psicologico é as pessoas falarem coisa muito ruim para as outras pessoas, ou seja, deixar a altistima dela la pra baixo, isso é muito ruim, porque pode  causar depressão, além de varias outras coisas perigosas, e também pode causar a morte da pessoa, eu conheço um caso que o menino ele sofria bullying e ele se matou na frente da turma inteira, isso pode causar trauma na pessoa, etc.

Então gente nao façam bullying, é crime e você pode ser preso, ou se for de menor seus pais vão ser punidos, isso não e bom pra pessoa que faz, nem pra pessoa que está ouvindo, então nao cometam isso.

Vou mostrar algumas imagens de bullying, espero que quem sofra bullying conte a seus pais, familiares, etc...

fonte: http://ranieris.blogspot.com












Abertura do Joere 2011

Publicado  segunda-feira, 4 de julho de 2011

Danças Regionais do Nordeste

Publicado  quinta-feira, 2 de junho de 2011

Maracatu




   Maracatu é uma manifestação cultural da Música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Basil, é uma mistura das culturas indígena, africana e européia. Surgiu em meados do século XVIII.
   Os Maracatus mais antigos do Carnaval do Recife, também conhecidos como Maracatu de Baque Virado ou Maracatus Nação nasceram da tradição do Rei do Congo, implantada no Brasil pelos portugueses. O mais remoto registro sobre Maracatu data de 1711, de Olinda, e fala de uma instituição que compreendia um setor administrativo e outra, festivo, com teatro, música e dança. A parte falada foi sendo eliminada lentamente, resultando em música e dança próprias para homenagear a coroação do rei: o Maracatu.
    Parece que a palavra "maracatu" primeiro designou um instrumento de percussão e, só depois, a dança realizada ao som desse instrumento. Os cronistas portugueses chamavam aos "infiéis" de nação, nome que acabou sendo assumido pelo colonizado. Os próprios negros passaram a autodenominar de nações a seus agrupamentos tribais. As nações sobreviventes descendem de organizações de negros deste tipo, e nos seus estandartes escrevem CCMM (Clube Carnavalesco Misto Maracatu).
Bumba-meu-boi


Bumba-meu-boi, boi-bumbá ou pavulagem é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno da morte e ressurreição de um boi. Hoje em dia é muito popular e conhecida.

A essência da lenda enlaça a sátira, a comédia, a tragédia e o drama, e demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi. Esta essência se originou da lenda de Catirina e Pai Francisco,origem nordestina, que sofreu adaptação à realidade amazônica. Dessa forma, reverencia o boi livre e nativo da floresta Amazônica, bem como a alegria, sinergia e força das festas coletivas pindoramas (pindoramas = indígenas - a palavra índio é indígena derivam da falsa impressão dos "descobridores" de terem chegado a Índia, sendo que a terra Brasileira era então nomeada por seus nativos de Pindorama).


Xaxado

   Xaxado é uma dança popular brasileira originada nas regiões do agreste e sertão do estado Pernambuco, muito praticada pelos cangaceiros da região, em celebração às suas vitórias. O nome é devido ao barulho das sandálias dos cangaceiros contra a areia do sertão
    Xaxado é uma dança de guerra e entretenimento criada pelos cangaceiros de Lampião no inicio dos anos 1920, em Vila Bela, atual Serra Talhada. Ainda na época do cangaço tornou-se popular em todos os bandos de cangaceiros espalhados pelos sertões nordestinos. Era uma dança exclusivamente masculina, por isso nunca foi considerada uma dança de salão, mesmo porque naquela época ainda não havia mulheres no cangaço. Faziam da arma a dama. Dançavam em fila indiana, o da frente, sempre o chefe do grupo, puxava os versos cantados e o restante do bando respondia em coro, com letras de insulto aos inimigos, lamentando mortes de companheiros ou enaltecendo suas aventuras e façanhas.
    Originalmente a estrutura básica do xaxado é da seguinte forma: avança o pé direito em três e quatro movimentos laterais e puxa o pé esquerdo, num rápido e deslizado sapateado. Os passos estão relacionados com gestos de guerra, são graciosos, porém firmes. A presença feminina apareceu depois da inclusão de Maria Bonita e outras mulheres ao bando de Lampião.
Frevo


    Surgido na cidade do Recife no fim do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevo, em que capoeiristas saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte.
   Pode-se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. Os músicos pensavam em dar ao povo mais animação nos folguedos. No decorrer do tempo, a música ganhou características próprias acompanhadas por um bailado inconfundível de passos soltos e acrobáticos.



Maculelê



 Bailado guerreiro desenvolvido por homens, dançadores e cantadores, todos comandados por um mestre, denominado “macota”. Os par-ticipantes usam um bastão de madeira com cerca de 60 centímetros de com-primento. Os bastões são ba-tidos uns nos outros, em ritmo firme e compassado. Essas pancadas presidem toda a dança, funcionando como marcadoras do pulso musical. A banda que anima o grupo é composta por atabaques, pandeiros, às vezes violas de doze cordas. As cantigas são puxadas pelo “macota” e respondidas pelo coro.

Danças Circulares Sagradas

Publicado  quarta-feira, 1 de junho de 2011

 Origem

O círculo é uma forma geométrica perfeita, onde todos os pontos estão à mesma distância de seu centro. Socialmente, estar em roda simboliza esta fraternidade, esta igualdade e a sensação de pertinência em algo que só passa a existir se houver a colaboração de várias pessoas. As culturas antigas, ligadas à natureza, já faziam da roda o ambiente ideal para atuar socialmente, fosse conversando e ensinando em volta de uma fogueira, fosse praticando rituais em grupo, fosse dançando. Dançar é uma forma de expressão da natureza humana e sempre esteve presente no dia a dia de nossos ancestrais, integrando seu dia a dia, significando festas, guerras, nascimentos e mortes. Sendo assim, podemos dizer que a origem das danças circulares é a própria origem antropológica do homem.
Conceito
As Danças Circulares Sagradas, criadas pelo bailarino e coreógrafo alemão Bernhard Wosien, estão baseadas nas danças folclóricas de cada povo e buscam integração e autoconhecimento. Para Bernhard, dançar em grupo "é uma oportunidade para que as pessoas eduquem umas às outras e a si mesmas".
Um conceito notadamente religioso pode ser atribuído às Danças da Paz Universal, movimento criado pelo mestre sufi - Murshid Samuel Lewis, que acreditava que “a verdadeira religião deve ser prática e expressar a profunda unidade que se encontra por trás de todas as tradições”. As músicas são buscadas nas tradições religiosas mais antigas.
Histórico
Em meados da década de 70, Bernhard Wosien foi convidado à visitar Findhorn, uma comunidade alternativa escocesa que ficou conhecida na década de 60 pelo plantio de repolhos gigantes e que tinha se tornado uma referência em cursos voltados para o desenvolvimento humano. Lá ele compartilhou as danças de roda que vivenciou e coreografou, inspirado nas danças folclóricas por ele pesquisadas, principalmente na tradição folclórica alemã. Em 1976, Wosien criou o movimento intitulado Danças Circulares Sagradas.
Na mesma época, na América do Norte, o mestre sufi Murshid Samuel Lewis, ou sufi Sam como ficou conhecido, iniciava o movimento que mais tarde foi denominado “Danças da Paz Universal”. Com o mestre sufi Azrat Inayat Khan, Lewis aprendeu que a mensagem espiritual, mais do que por intermédio das palavras, pode ser difundida através da música e do som.
No Brasil, Renata Carvalho Lima Ramos tem sido uma das grandes entusiastas e divulgadoras das danças circulares. Em 1991, tendo criado o Triom - Centro de Estudos, Livraria e Editora, foi participar de um workshop na Comunidade de Findhorn e passou a divulgar e ampliar os horizontes da dança circular no país.
Formas de atuação

Na roda nos percebermos iguais aos outros, necessários à execução de um projeto comum, em paz e harmonia com os demais. Desta forma, muitas vezes a dança circular é chamada de um tipo de meditação ativa. Nas Danças Circulares Sagradas, o tema é coletado do folclore e geralmente tocado em um aparelho de som, mas a presença de músicos pode trazer ainda mais brilho à experiência e os passos são ensinados por um facilitador. Nas Danças da Paz Universal, os participantes cantam e dançam a música trazida pelo facilitador, temas tirados das diversas religiões do mundo.
Benefícios
As danças circulares promovem uma experiência de aprendizado. Favorecem a percepção de si mesmo e do outro através da integração, da comunicação e da flexibilidade que o desafio de participar de uma dança conjunta exige de todos. Cada participante é convidado a rever os seus próprios passos, ao entrar em contacto com seu esquema corporal, suas facilidades e dificuldades, suas reações e posturas diante de novos desafios. Cada nova dança motiva o participante a valorizar o trabalho em equipe e compartilhar suas limitações e seus talentos, percebendo e respeitando o espaço da roda, de si mesmo e do outro. Convidado a se adaptar a ritmos e estilos diferentes, amplia seu repertório de movimentos e seus conhecimentos sobre a cultura da humanidade. 



Ref. Bibliográficas
Danças circulares: dançando o caminho sagrado Anna Barton. Organização: Renata Carvalho Lima Ramos. Tradução: Márcia Schubert. São Paulo: Triom, 2006. 
História da dança no Ocidente Paul Bourcier Tradução Marina Appenzeller. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Controle seu Gasto energético

Publicado  quinta-feira, 5 de maio de 2011


Até no nosso organismo temos de controlar o gasto de energia para não corrermos o risco de apagão. Em todos os momentos, os nossos órgãos estão utilizando a energia armazenada para poderem funcionar normalmente. Mesmo quando estamos em repouso, há um gasto de energia.
A energia que nosso corpo utiliza é obtida dos alimentos e, por isso, você deve ter uma alimentação bem equilibrada.
Fatores que afetam o gasto de energia
Todos nós já realizamos algum tipo de trabalho físico que poderíamos classificar como extremamente "difícil". Por exemplo: subir vários lances de escadas, correr uma quadra para pegar ônibus, levantar caixas pesadas ou escalar uma montanha íngreme.
A intensidade e a duração do trabalho são fatores que determinam a dificuldade de execução da tarefa e também o gasto de energia. Para ficar mais claro, vamos tomar como exemplo dois corredores de maratona. Um deles termina a prova em 2,3 horas e o outro, em 3,3 horas. Nesse caso, mostra-se a intensidade da atividade: aquele corredor que terminou a prova antes gastou mais energia que o outro. Com relação à duração, podemos exemplificar desta maneira: se duas pessoas correm com a mesma velocidade, porém uma delas percorre o dobro da distância, aquela que percorreu a maior distância vai precisar de mais energia para poder suportar a sua tarefa.
Outro fator que interfere no gasto de energia é o tamanho da pessoa. Um homem de 1,80 m com 85 kg vai ter um gasto energético maior que um homem com 1,60 m e 77 kg.
Controle do gasto energético
O gasto energético numa caminhada, que é uma das atividades físicas mais comuns, depende da velocidade (intensidade), da distância percorrida (duração) e do peso corporal da pessoa.
Segundo alguns estudos, a uma velocidade entre 50 e 100 metros/minuto, ou de 3 a 6 km/hora, o gasto energético é de 0,6 kcal a cada quilômetro percorrido. Deve-se considerar ainda o peso corporal. Assim, surgiu a seguinte fórmula:
Gasto Energético Caminhada = 0,6 kcal x Distância (km) x Peso Corporal (kg)
Exemplificando: uma pessoa com 90 kg, ao caminhar 8 km, consumirá 432 kcal. Veja a aplicação da fórmula.
Gasto energético = 0,6 kcal x 8 km x 90 kg = 432 kcal

A tabela abaixo relaciona alguns tipos de atividades e o gasto energético em cada uma delas.
TIPOS DE ATIVIDADES
GASTO ENERGÉTICO
(kcal/kg/15minutos)
Repouso na cama: horas de sono
0,26
Posição sentada: refeições, assistir à TV, trabalho intelectual, etc.
0,38
Posição em pé suave: higiene pessoal, trabalhos domésticos leves sem deslocamento, etc.
0,57
Caminhada leve (velocidade inferior a 4 km/h): trabalhos domésticos com deslocamento, dirigir carros, etc.
0,69
Trabalho manual suave: trabalhos domésticos como limpar chão, lavar carro, jardinagem, etc.
0,84
Atividades de lazer e prática de esportes recreativos: voleibol, ciclismo, passeio, caminhada com velocidade de 4 a 6 km/h, etc.
1,20
Trabalho manual em ritmo moderado: trabalho braçal, carpintaria, construção, pintura de paredes, etc.
1,40
Atividades de lazer e prática de esportes de alta intensidade: futebol, dança aeróbica, natação, tênis, caminhada a uma velocidade superior a 6 km/h, etc.
1,50
Trabalhos manuais intensos e prática de esportes competitivos: carregar cargas pesadas, treinamento de atletas profissionais, etc.
2,00
Exemplo:
Para saber quanto você gasta de energia enquanto dorme, veja o seu tempo médio de sono por noite, divida-o por 15 (pois a tabela expressa os valores gastos a cada 15 minutos) e multiplique-o pelo valor da tabela e por seu peso corporal.
Quanta energia uma pessoa com 70 kg que dorme em média oito horas por noite vai consumir?
8 horas x 60 minutos = 480 minutos
480/15 = 32
Gasto energético = 0,26 x 70 x 32 = 582,4 kcal
Conclusão
Com o controle do gasto energético e de quanto você consome, ficará muito mais fácil controlar o seu peso. Além disso, fazendo alguma atividade física, você estará também mantendo a sua saúde.


EDUCAÇÃO FÍSICA

Publicado  quarta-feira, 4 de maio de 2011


A Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano, além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo. Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção e cura de determinadas doenças humanas num contexto terapêutico e também é fundamental na formação básica do ser humano, devido sua atuação no contexto psicossocial no conhecimento corporal (conhecimento do próprio corpo) suas possibilidades de ação e suas limitações. É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Educação Física. É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não-competitivas e  esportes com fins recreativos quanto à ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.

ATIVIDADE FÍSICA

Publicado  terça-feira, 3 de maio de 2011




A diferença entre a educação física e a atividade física é que a atividade física é qualquer movimento do corpo, produzido pelo músculo esquelético que resulta em um aumento do gasto energético. Atividade física se refere ao gasto calórico promovido por uma ação superior físico, como um deslocamento, um movimento físico qualquer. É um conceito cartesiano e linear que aparta e fragmenta a motricidade humana em mero movimento. Já a educação física é uma ação planejada e estruturada, que pode utilizar-se de vários elementos como o esporte, a dança, a luta, o jogo, a brincadeira e a atividade física. A educação física nasce da maneira como a conhecemos hoje com o advento da modernidade, da sociedade urbana e industrial e a necessidade de preparar e educar os corpos para a produção nas fábricas.


Definição de Calorias e Gasto Calorico

Publicado  segunda-feira, 2 de maio de 2011


Calorias: Caloria (cal) e a unidade de energia mais freqüentemente empregada em biologia, sendo definida como a quantidade de energia na forma de calor necessária para aumentar 01 Grau Celsius (de 14,5 a 15,5 graus) a temperatura de 01 grama de água.
Gasto Energético Basal: Calorias gastas pelo individuo em 24h. Um individuo adulto gasta em media, 1.500 cal nas 24h. Este valor pode aumentar, no caso do mesmo praticar algum tipo de exercício, ou diminuir, se ele passar muito tempo sentado ou vendo televisão.
O individuo que trabalha em pé, gasto o dobro de calorias que o individuo que trabalha sentado.
Para que uma pessoa perca 01KG de peso, e necessário que ele “queime”, elimine um total aproximado de 7.500 cal.
- Exemplo de perda de peso apenas com dieta:
Um paciente de 80Kg, para perder 05Kg, e com um gasto energético basal de 1.500 cal, terá que ingerir diariamente uma dieta de ate 1.200 cal, pois assim “eliminara” 300 cal por dia.
  • Em 1 dia eliminara 300 cal;
  • Em 5 dias eliminara 1.500 cal;
  • Em 10 dias eliminara 3.000 cal;
  • Em 20 dias eliminara 6.000 cal;
  • Em 25 dias eliminara 7.500 cal (equivalente a 1Kg).
Para atingir a perda de 5Kg só com dieta, sem praticar nenhuma atividade física, seriam necessários um total de aproximadamente 120 dias (4 meses), seguindo corretamente a dieta, sem “extrapolar” nem nos finais de semana.
- Exemplo de perda calórica com atividade física:
Se o mesmo paciente, de 80Kg, e gasto energético basal de 1.500 cal-dia com uma dieta de 1.200 cal, colocasse em sua rotina 1 caminhada de 1:30h (gasto de 600 cal) durante 5 vezes por semana, teríamos um resultado diferente:
  • Gasto energético semanal com a dieta: 7 dias + 300 cal  2.100 cal;
  • Gasto energético de dieta (2.100 cal) + gasto energético de exercício (3.000 cal) = 5.100 cal;
  • Em um mês este paciente perderia 2,5Kg a 3Kg.
Atividades físicas regular alem de ser um importante fator de perda de peso, auxilia na diminuição de níveis sanguíneos de glicose, colesterol e triglicerídeos. Diversos estudos comprovam a eficácia da atividade física na prevenção do câncer (pessoas adeptas a qualquer atividade física são menos propensas a desenvolver câncer devido a liberação de beta endorfinas) e como co-adjuvante no tratamento de depressão.
A atividade física regular (principalmente para os pacientes com mais de 30 anos) previne o aumento de gorduras sanguíneas (colesterol triglicerídeos) e conseqüentemente o infarto.
Aeróbio ou Anaeróbio?
Os exercícios físicos regulares, vigorosos e que aumentam a eficácia do trabalho dos pulmões, a forca e a resistência muscular são chamados de aeróbios. Esses exercícios aumentam a temperatura do seu corpo, elevam os batimentos cardíacos e deixam a sua respiração mais pesada. Exemplos de exercícios aeróbios são: corrida (jogging), natação, bicicleta e caminhadas rápidas, incluindo na esteira.
Os exercícios anaeróbios são menos ativos, mas são importantes para melhorar a forca, a flexibilidade e o tônus muscular. Esses exercícios incluem: alongamento, ioga, levantamento de peso e jardinagem.
Qualquer exercício e melhor do que nenhum!
Porem, surtos eventuais de atividades físicas intensas (ex: jogar futebol só no domingo) não trazem benefícios a saúde. Muito pelo contrario, eles podem ser muito perigosos ao seu coração. E muito importante fazer exercícios como rotina.
PROFESSOR: JAIRTON DE ANDRADE SILVA