HIP-HOP

Publicado  terça-feira, 19 de maio de 2015


Hip-Hop
É uma fusão. O movimento é resultado de uma história musical negra que inicia-se no norte da América e firma sua própria identidade aqui. O hip hop é um filho de vários pais. Vem do soul, do jazz, do blues. Cada lugar do seu jeito, na sua realidade, dentro do seu contexto, seja onde for. Atualmente mistura-se com outras vertentes, outros sotaques e toma proporções que fazem jus à sua qualidade sonora. É som de periferia e ponto.
O movimento é da rua. A idéia é protestar e se divertir. Onde estiver, questionamento, sofrimento, violência, alegria e verdade haverá o rap, o break e o grafite. Haverá o movimento negro. James Brown, até hoje é, sem dúvida alguma, influência pra todo o movimento negro, além da música, sua dança serviu de alicerce para essa categoria.
O termo hip hop significa mexer os quadris, a real origem é de influência jamaicana e temos indícios que os porto-riquenhos e os caribenhos também contribuíram.
É constituído de cinco elementos: rap, breack, grafite, DJ, e consciência

Na música é o rap



O rap tem diferentes vertentes e suas letras variam de protesto contra política, repressão baseada em preconceitos por parte da sociedade, polícia e Estado, fala de amor, fatos que pessoas vivenciam em bairros pobres, crimes ou drogas. É tão comum observamos contrastes nas letras de diferentes países quanto é possível notar semelhanças de realidade cantada. Essas variações dependem da região e do estilo de vida de quem o faz. Os valores da sociedade são contestados nitidamente.


FreeStille - O FreeStille é uma batalha de rimas improvisadas por MC’s. Dois rivais, um microfone, e uma batida pesada. O poeta sonoro pode falar do que quiser, dos defeitos do oponente, do tempo, de si próprio, mas é importante que haja a rima nas palavras para um bom enfeite sobre a rima de seu opositor. Um contra o outro. Num espaço de tempo com direito a empate e prorrogação. O melhor nos versos ganha.
Beat Box - É o som das batidas de samples feitos com a boca, Existem também duelos desse elemento.
Grafite
São inscrições e mensagens através da arte-visual aproveitando geralmente paredes urbanas. Muito se discutiu sobre a procedência do grafite com o vandalismo e a pichação, hoje é considerado uma das grandes artes contemporâneas, entretanto, os principais artistas comprovam que já foram pichadores


DJ
O Disc Jockey, é o responsável pela música nos bailes, festas, rádios e também nos grupos de rap. Com manobras com os discos de vinil como back-to-Back, hoje conta com profissionais em todo o mundo. Esses profissionais são unânimes em dizer que para ser um bom DJ deve-se atualizar constantemente, pesquisar, e saber a música certa para o ambiente da festa.




Break
O Break nasce como forma de protesto contra a guerra no Vietnã e defendendo jovens, mortos ou debilitados por ela. Os primeiros B-Boys dançavam simbolizando soldados norte-americanos que voltavam deficientes das batalhas ou representavam algum objeto de destruição, como por exemplo, o giro de cabeça simboliza um helicóptero. A presença de B-Girls (mulheres dançarinas) também cresceu nos últimos anos.
O movimento no Brasil
Não existiam movimentos significativos voltado diretamente para os negros na época. Com tal deficiência, inicia-se em São Paulo na década de 80, precisamente na estação de Metrô São Bento e na Rua 24 de Maio no centro da capital, as primeiras manifestações que, futuramente, se tornariam a voz de uma população excluída e estigmatizada.
Hoje o movimento trabalha com núcleos de aprendizagem educacionais, oficinas, centros de inserção de jovens ao mercado de trabalho e blocos culturais.

Mídia

Hoje o patamar que o movimento alcançou no Brasil não está ligado à propaganda de grandes redes de comunicação, o que é diferente em algumas manifestações artísticas. Existe a polêmica quanto à divulgação na mídia questionando se a TV, com seus interesses econômicos é prejudicial ao movimento e deve ser evitada por seus representantes. Há quem defenda ambos os lados. O que é inegável é o exército comunicativo que é característica própria do hip hop.
Falamos de cinco elementos, mas podemos ir mais longe. Hoje o hip hop está em sintonia com o cinema em filmes e documentários, literatura, o mundo acadêmico, moda, mercado de trabalho, e principalmente com a tecnologia.

Falando de mistura vários grupos mesclam as culturas brasileiras com sua arte. Grupos nordestinos incorporam o repente, técnica nordestina de improvisação falada, em suas letras. Rap com samba, com rock, entre outras mesclas. Isso por conta do alcance nacional, isto é, o rap misturado a cada cultura em prol de seus objetivos, sejam eles políticos sociais ou artísticos.

0 comentários: