Lutas do brasil – Capoeira (Estilos e Contemporaneidade)
Estilos
Falar sobre estilos na capoeira é um argumento difícil, visto que nunca existiu uma unidade na
capoeira original, ou um método de ensino antes da década de 1920. De qualquer forma, a
divisão entre dois estilos e um subestilo é amplamente aceita.
Capoeira angola
Capoeira Angola refere-se a toda a capoeira que mantém as tradições da época anterior à da
criação do estilo Regional. Em outras palavras é a capoeira mais tradicional. A Angola é o estilo
mais próximo de como os escravos lutavam ou jogavam a capoeira. Caracterizada por ser
estratégica, com movimentos furtivos executados perto do solo ou em pé dependendo da
situação a enfrentar, ela enfatiza as tradições da malícia, da malandragem e da
imprevisibilidade da capoeira original.
Capoeira regional
A capoeira regional começou a nascer na década de 1920, do encontro de mestre Bimba com
seu futuro aluno, José Cisnando Lima. Ambos acreditavam que a capoeira estaria
perdendo seu valor marcial e chegaram à conclusão de que uma reestruturação era
necessária. Bimba criou, então, sequências de ensino e metodizou o ensino de capoeira.
Aconselhado por Cisnando, Bimba chamou sua capoeira de Luta Regional Baiana, visto que a
capoeira ainda era ilegal na época. A base da "capoeira regional" é a capoeira tradicional mais
enxuta, com menos subterfúgios e maior objetividade. O treinamento era mais focado no ataque
e no contra-ataque, com muita importância para a precisão e a disciplina. A luta regional baiana
tornou-se rapidamente popular, levando a capoeira ao grande público e finalmente mudando a
imagem do capoeirista, tido no Brasil até então como um marginal.
Capoeira contemporânea
A partir da década de 1970 um estilo misto começou a adquirir notoriedade, com alguns grupos
unindo os fatores que consideravam mais importantes da Regional e da Angola. Notadamente
mais acrobático, este estilo misto é visto por alguns como a evolução natural da capoeira, por
outros como descaracterização ou até mesmo mal interpretação das tradições capoeirísticas.
Com o tempo, toda capoeira que não seguia as linhas da Regional ou da Angola, mesmo as
amalgamadas com outras artes marciais, passou a se denominar "Contemporânea".
Contemporaneidade
Hoje em dia, a capoeira se tornou não apenas uma arte ou um aspecto cultural, mas
uma verdadeira exportadora da cultura brasileira para o exterior. Presente em dezenas de
países em todos os continentes, todo ano a capoeira atrai ao Brasil milhares de alunos
estrangeiros e, frequentemente, capoeiristas estrangeiros se esforçam em aprender a língua
portuguesa em um esforço para melhor se envolver com a arte. Mestres e contra-mestres
respeitados são constantemente convidados a dar aulas especiais no exterior ou até mesmo a
estabelecer seu próprio grupo.
Apresentações de capoeira, geralmente administradas em forma de espetáculo, acrobáticas
e com pouca marcialidade, são realizadas no mundo inteiro.
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