Muitas pessoas têm o hábito de caminhar, outras camiham apenas nos meses que antecedem o verão. Há ainda aquelas que nem se preocupam em fazer exercícios...Mas saiba que a caminhada é uma das melhores atividades físicas e deveria ser praticada diariamente, pois faz muito bem à saúde.
Se você nunca experimentou, por que não começar agora? Ainda há tempo. Corra para o guarda-roupa, vista algo bem leve e procure caminhar num local gostoso e tranquilo.
A caminhada é um exercício aeróbico muito simples, que não exige equipamentos, roupas ou locais específicos, apenas um calçado adequado para não causar lesões. Pode ser feita por qualquer pessoa, independente de sexo ou idade.
É um dos exercícios mais indicados para adultos, especialmente idosos e portadores de doenças cardíacas e metabólicas, como diabetes, osteoporose, obesidade e colesterol alto. E, além disso, tudo é uma maneira segura de fortalecer a musculatura de maneira global, pois o risco de lesões é muito baixo.
Ela também ajuda no tratamento de distúrbios psicológicos. Caminhar ou correr 30 minutos, três vezes por semana, pode ser tão eficiente no tratamento de depressão aguda quanto à utilização de medicamentos.
No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que a caminhada seja eficiente. O ritmo é individual, mas pe preciso ser constante e mais acelerado, aumentando a frequência cardíaca. Procure contar os batimentos do pulso antes, durante e depois da caminhada. O ideal é praticar entre 65% a 85% da frequência cardíaca máxima, que corresponde a 220 menos a idade da pessoa.
Começar sempre devagar, caminhando por 20 minutos, três vezes por semana, e fazer um alongamento simples, principalmente dos membros superiores e inferiores, antes de depois da caminhada são fundamentais. Não pratique exercícios em jejum e beba água antes, durante e depois da prática. E evite andar e parar, como se estivesse passeando. Mantenha o ritmo.
Quando o percurso estiver fácil e o aumento do tempo de caminhada já não estive sendo sobrecarga, é sinal de que você consegui um bom condicionamento físico.
0 comentários:
Postar um comentário