Ginástica Corretiva: O esqueleto e seus problemas

Publicado  quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Com a evolução, o homem passou de uma posição curvada quatro apoios, como a dos macacos atuais, para uma posição ereta, dois apois. Ao passar a tomar essa postura ocorreram mudanças em suas estruturas ósseas e musculares.
A má postura é que propicia muitos desequilíbrios posturais, pois quando um individuo permanece muito tempo numa postura inadequada, o seu corpo estará submetido a uma sobrecarga mecânica e com isso ela ocasionara síndromes dolorosas devido a alterações dos padrões muscoloesqueléticos.
A COLUNA VERTEBRAL
A coluna vertebral possui 33 ou 34 vértebras, dois quais 7 formam a região cervical, 12 a torácica, 5 a lombar, 5 sacrais e de 4 a 5 formam o cóccix.
A coluna vertebral é o suporte que sustenta o corpo e por este motivo é a mais prejudicada com a sobrecarga que acaba acarretando um aumento significativo de problemas posturais na população do mundo, tanto em adultos como crianças.
DESVIOS POSTURAIS
Uma coluna saudável possui curvaturas suaves,  que ajudam o corpo na locomoção e no equilíbrio. Curvaturas acentuadas são anormais e causadas basicamente por falta de atividade física, má postura ao sentar, andar, deitar ou excesso de peso. Há casos, ainda, de defeitos congênitos como raquitismo ou osteoporose.
Dependendo do grau do desvio, podem prejudicar algumas funções do organismo como a circulação e respiração.
Desta forma, temos três principais desvios da coluna:
1- Cifose -> caracteriza-se pelos ombros caídos e pela acentuada curvatura da coluna vertebral.
2. Lordose -> caracteriza-se por uma grande curvatura da coluna vertebral para frente: o peito e a barriga também ficam projetados para frente.
3. Escoliose-> é o desvio da coluna vertebral para um dos lados do corpo. Posturais repetitivamente erradas.

0 comentários: