SISTEMA LOCOMOTOR - MÚSCULOS

Publicado  terça-feira, 9 de abril de 2013



SISTEMA MUSCULAR

SISTEMA MUSCULAR


O homem é dotado de mobilidade. isto é possível graças a musculatura, orgão ativos do movimento. A coordenação dos dois sistemas (esquelético e muscular) é que nos permite realizar movimentos necessários como andar, falar, correr, comer, etc.
Os músculos são compostos de estruturas macroscópicas, chamadas de fibras que, de forma figurada, podemos entender como pequenas cordas elásticas que se esticam e encolhem conforme são estimuladas. As fibras são compostas de fibrilas, pequeninas molas onde se encontram as células musculares.
As fibras musculares podem ser rápidas, lentas e outras com características intermediárias entre as rápidas e lentas.

Cada fibra é composta por inúmeras miofibrilas que internamente contém os filamentos de actina e miosina, tendo aproximadamente 1500 unidades de miosina e 3000 unidades de actina, que vão desencadear a contração muscular após todo um processo de estímulos e potencial de ação.



Simplificando, os músculos tem a função de converter a energia armazenada quimicamente em trabalho mecânico, através do fenômeno denominado contração.
No corpo humano podemos encontrar três tipos de tecido muscular:

MÚSCULO ESTRIADO: Apresenta estrias e é dotado de movimentos rápidos e voluntários.Ex.: Músculos dos membros.
Eles tem células alongadas e com vários núcleos. apresentam faixas claras e escuras ao longo de suas células, o que lhes confere o aspecto estriado. Sua contração é rápida. A maioria dos músculos de nosso corpo possui este tipo de tecido. Pode ser chamado de musculatura voluntária, pois obedece a nossa vontade. É também conhecido comomusculatura esquelética, pois se prendem aos ossos do esqueleto por meio de tendões e quando se contraem puxam os ossos a que estão presos.
Os músculos que, ao se contraírem, determinam movimentos de flexão são denominados flexores, e os que determinam movimentos de extensão são denominados extensores.

MÚSCULO ESTRIADO


MÚSCULO LISO: Não possui estrias e seus movimentos são lentos e involuntários. Ex.: Músculo do estômago e intestinos, nas vias respiratórias e nas paredes dos vasos sanguíneos. Suas células são alongadas, com apenas um núcleo. Suas contração costuma ser lenta.
Os músculos lisos costumam ser denominados involuntários, pois geralmente não obedecem à nossa vontade.

MÚSCULO LISO
MÚSCULO CARDÍACO: Possui estrias e é dotado de movimentos rápidos, involuntários e ritmado. É o caso do miocárdio (músculo do coração). Apesar de suas células apresentarem estrias, seu funcionamento se assemelha ao músculo liso por ser involuntário, mas possui contração rápida. Suas células apresentam um ou dois núcleos e encontram-se interligadas, com aspecto de ramificação.

MÚSCULO CARDÍACO









REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

MATTOS, M.G. NEIRA, M.G. Educação física na adolescência:construindo o conhecimento na escola. São paulo, Phorte editora, 2000.

0 comentários: