SISTEMA LOCOMOTOR - OSSOS

Publicado  quinta-feira, 18 de abril de 2013





O homem, como a maioria dos animais, é dotado de mobilidade. Pode deslocar-se de um lugar para o outro a procura de alimento, trabalho, diversão, e comunicação. Essa mobilidade depende do trabalho em conjunto de dois tipos de orgãos, subordinados ao sistema nervoso: ossos e músculos.


ESQUELETO



No nosso corpo, os ossos constituem um tecido vivo e em ação. Eles formam o esqueleto, cuja função é dar forma ao corpo, proteger os orgãos vitais, e proporcionar um sistema de alavanca, que movida pelos músculos, possibilita o movimento. 
Os ossos são formados por tecido conjuntivo e as suas células são distribuídas em três grupos: osteócitos, osteoblastos e osteoclastos.
O esqueleto é composto de aproximadamente 206 ossos e com peso aproximado de 10 a 12 kg. Apesar de ser uma estrutura relativamente leve é extremamente resistente. Precisamos compreender o sistema ósseo como possuidor de importantes funções como: suporte de partes moles (caso dos membros inferiores), alojamento e proteção à medula óssea (caso da coluna vertebral), apoio dos músculos esqueléticos (caso da caixa torácica), realização do sistema de alavancas (caso da maioria dos movimentos) e um depósito e cálcio, fosfato e íons.

CLASSIFICAÇÃO DOS OSSOS

Os osso  costumam ser classificados em tipos básicos, de acordo com seu formato e estrutura:

LONGOS: Seu comprimento supera a sua largura. EX.: Fêmur, úmero. 

FÊMUR

CURTOS: comprimento e largura aproximadamente iguais. Ex.: Carpo e tarso.


CHATOS: Planos e ligeiramente recurvados, de aspecto laminar. Ex.: Costelas e omoplata





IRREGULARES: Todos que saem dos padrões acima relacionados. Ex.: osso temporal, vértebras.

VÉRTEBRA
Antes de nascermos, as primeiras estruturas de sustentação são constituídas por um tecido flexível e elástico, a cartilagem. Durante o nosso desenvolvimento esse tecido vai sendo substituído por outro, o tecido ósseo, endurecendo cada vez mais pela adição de sais minerais de cálcio e fósforo, dando maior resistência a matriz óssea, onde encontramos muitas fibras de colágeno e osseína.
Um osso possui duas extremidades porosas: epífise, revestida por cartilagem e no seu interior preenchida pela medula óssea vermelha e um corpo: diáfise, que é revestida externamente por uma película, o periósteo e internamente preenchido pela medula óssea amarela, rica em gordura. Se observamos a estrutura óssea em um microscópio, veremos que as células ósseas (osteócitos) produzem a matriz óssea, endurecida pelos sais de cálcio e fosfato. Encontramos também entre os osteócitos, vasos sanguíneos e nervos. Entenda melhor através da ilustração abaixo:


ARTICULAÇÕES

De forma geral podemos definir as articulações como a junção de dois ossos.



As articulações classificam-se em:

SINARTROSES (imóveis): Não permitem movimentos. Ex.: ossos do crânio.



ANFIARTROSES (semimóveis): permitem pequenos movimentos. Ex.: Vértebras e costelas.


DIARTROSES (móveis): Articulações com grandes amplitudes de movimento. Ex.: Ombro, punho, joelhos.



O movimento acontece sempre através de uma ou mais articulações que possibilitam mudanças de planos e eixos em relação a posição anatômica. Os especialistas denominam de posição anatômica ou fundamental o corpo ereto, pés unidos, membros superiores ao lado do corpo, palmas das mãos para frente, e olhar em frente.

POSIÇÃO ANATÔMICA

Neste sentido, qualquer modificação nessa posição, dar-se á através das articulações: estar sentado, flexionar o tronco, apanhar um objeto, etc.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

MATTOS, M.G. NEIRA, M.G. Educação física na adolescência:construindo o conhecimento na escola. São paulo, Phorte editora, 2000.

0 comentários: