Saúde e Atividade Física

Publicado  segunda-feira, 30 de março de 2020



A pratica regular de atividade física contribui para aumentar a autoestima e a autoconfiança. Conforme força, habilidades e resistência se desenvolvem, a autoimagem também melhora. Com vigor renovado e energia ampliada, maior a probabilidade de o indivíduo ter sucesso em tarefas diárias, nos estudos e no trabalho.
Atividades físicas melhoram a qualidade do sono. Como isso acontece? Ajudando o indivíduo a adormecer mais rapidamente e a atingir a fase profunda do sono (em que ocorrem a reparação de tecidos, a cicatrização e a sedimentação de informações). Além disso, dormir melhor pode melhorar a visão mental no dia seguinte e o humor.
Diversos órgãos e agências de promoção de saúde, no Brasil e no mundo, recomendam praticar esportes ou atividades físicas como uma maneira saudável de manter o peso.
Alguns esportes individuais, em particular as corridas, o ciclismo e a musculação, são formas bastante eficazes de queimar calorias e de construir músculos. Manter-se dentro da faixa de peso recomendada reduz a probabilidade de desenvolver diabetes, colesterol alto e hipertensão, dentre outras doenças.
Atividades físicas podem beneficiar as crianças e os adolescentes de maneira muito semelhante aos adultos. Entretanto, o maior benefício para crianças e adolescentes é percebido a longo prazo: quanto mais cedo começam a participar de esportes, mais propensas serão a permanecer ativas à medida que envelhecem.
Além disso, participar de atividades físicas melhora o desempenho acadêmico, aumenta a participação na escola e proporciona a melhora de algumas características pessoais, incluindo a timidez.
Mas, em 2013, o Ministério do Esporte realizou uma pesquisa no Brasil onde foi constatado que mais de 45% da população não pratica nenhuma atividade física ou esportiva. Este dado é alarmante quando se fala em saúde pública.
Essa pesquisa revelou duas informações bastante curiosas: Para pessoas com faixa etária entre 15 e 24 anos, o sedentarismo ocupa menos de 40%. Explica-se este fato por este público ainda estar em idade escolar e praticar atividades físicas na escola.
Em contrapartida, quando se pesquisa o abandono da prática esportiva, descobre-se que 40% das pessoas, com idade entre 16 e 24 anos, deixam de se exercitar sob justificativa de falta de tempo, dedicação a outras prioridades, preguiça, entre outros motivos. Além disso, o número de meninas que abandona a atividade física é ainda maior que o número de meninos.
A prática regular de atividade física promove uma série de mudanças no cérebro, desde o crescimento neural e redução de inflamação, passando pela liberação de endorfina e até renovação dos padrões cerebrais. A mistura de atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular é especialmente produtiva para a manutenção das atividades cerebrais. Pesquisas comprovaram, inclusive, benefícios como a melhora da concentração e da memória, além de proporcionar a sensação de calma e bem-estar.


0 comentários: