Esportes de Invasão

Publicado  sexta-feira, 3 de abril de 2020

 


O handebol é um esporte de invasão muito praticado em diversos países europeus, mas ainda pouco conhecido pelos brasileiros. Entretanto, observa-se uma presença relativamente consistente dessa modalidade nas aulas de Educação Física escolar. conseguem se deslocar de modo mais seguro pela quadra, andando com a bola e realizando passes na armação das jogadas ofensivas. Saiba um pouco mais sobre a história do handebol e suas regras acessando o link a seguir (vídeo produzido em ocasião dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016): Outro aspecto importante para o bom andamento das partidas é o reconhecimento dos subpapéis que cada jogador deve desempenhar nas situações em que está atacando e defendendo. Do ponto de vista ofensivo, eles podem ser divididos em dois perfis: “atacante com posse de bola” e “atacante sem posse de bola”. Na fase defensiva, esses subpapéis também são dois: “defensor do atacante com posse de bola” e “defensor do atacante sem posse de bola”.

A fim de cumprir com os princípios operacionais ofensivos (conservação da bola, progressão em direção à meta adversária e finalização no alvo/gol) e defensivos (recuperação da bola, impedimento da progressão adversária e proteção da meta), os jogadores são orientados sobre algumas intenções táticas básicas que devem pautar seus subpapéis no decorrer de uma partida.

O handebol ainda pode ser praticado como forma de lazer, inclusive nas praias das cidades litorâneas. Um jogo muito popular e apreciado, comumente praticado na escola e que se assemelha aos movimentos “ofensivos” do handebol é a queimada (acesse:



 

1 comentários:

Unknown disse...

Muito boa as explicações, usei para um trabalho meu, está ótima a página!