Krav Magá

Publicado  sexta-feira, 17 de abril de 2020

 


Krav  Maga  é  uma  das  artes marciais  que  mais  se  tem evidenciado  nos  últimos anos.

Conheça o que é o Krav Magá, a sua história e filosofia e aprenda a defender-se já!

O que é o Krav Magá?

O  Krav  Magá  é  uma  arte marcial  de  origem  Israelita  e consiste  num método de  combate corporal (full contact) muito assertivo e eficaz. Trata-se de uma forma de luta e defesa pessoal que tem como objetivo principal a salvaguarda de interesses e a defesa da honra de todos os seus praticantes.

É, atualmente, o método de autodefesa mais eficiente do mundo e dirige-se a todas as pessoas que querem aprender a defender-se de ataques individuais ou em grupo (com ou sem armas de ataque). A sua prática envolve técnicas próprias de luta e a realização de torções, pontapés e punhos certeiros em locais específicos do corpo do adversário. Por outro lado, os praticantes trabalham a sua  autoconfiança  e  tornam-se  pessoas  mais  ágeis  e  flexíveis.

No Krav Maga não existe regulamentação e é por isso que todos os golpes são permitidos, com o intuito de lidar com e ultrapassar qualquer tipo de situação de perigo.

O termo Krav Maga é uma palavra que deriva da junção de duas palavras: “Krav” que designa combate e “Maga” que signif ica contacto. Dessa forma, o Krav Maga é uma arte marcial de combate de contacto e foi um dos segredos mais bem guardados na história do Estado Israelita.

A História do Krav Maga


O  Krav  Magá  nasceu  da necessidade  do  povo  Israelita  se defender  das  Milícias  Anti-semitas durante  os  anos  30  e  na    Guerra Mundial.  O  seu  aparecimento  deve-se aos  contributos  do  boxeur  Imi Lichtenfeld que fez uso da sua formação profissional e dos seus conhecimentosde  Jujutsu  e  Judo  para  defender  o quarteirão judeu onde viveu durante o período de guerra que afetou a cidade de Bratislava.

Mais tarde, durante a Guerra da formação do Estado Israelita, Imi Lichtenfeld teve a responsabilidade de formar tropas, no entanto, tinha de o fazer num curto espaço de tempo. O boxeur começou assim a treinar e a especializar as tropas nos combates corpo a corpo e a desenvolver técnicas que ficaram conhecidas como  Krav  Magá.

Durante este período conturbado, o Ministério da Educação de Israel, promoveu o  ensino  do  Krav  Maga  nas  escolas  e  está  passou  a  ser  uma  disciplina obrigatória na recruta das Forças de Defesa Israelitas (IDF).

Atualmente, em todo o mundo, inúmeras forças militares de segurança pública e privada, treinam o Krav Maga, devido à facilidade de movimentos e rapidez de aprendizagem, mas principalmente porque é uma arte marcial que dá resposta às necessidades dos operacionais. Alguns exemplos de agências de segurança que praticam o Krav Maga são: CIA, FBI, SWAT (Estados Unidos da América); GIGN (França); GOE, PJE (Portugal) e todas as Forças Israelitas.

A filosofia do Krav Magá


O Krav Magá  foi criado para ser utilizado como um meio de combate e de defesa pessoal. Contudo, isso não significa que seja só utilizado por forças militares de segurança pública e privada, pois todo e  qualquer  cidadão  necessita  de  segurança  e proteção.  Atualmente  existem  vários  tipos  de violência, desde assaltos, raptos, violações e uma série de acontecimentos que colocam em causa a integridade física de uma pessoa e cabe a cada

um  em  particular  saber  defender-se  e  estar  o melhor preparado possível. Esta é a filosofia  desta arte  marcial,  pois  ela  tenta  neutralizar  todas  as ameaças e visa  proteger a sobrevivência dos seus praticantes.

0 comentários: