O
videogame é uma disputa executada no formato de um jogo eletrônico, geralmente
é conectado a uma TV ou um computador. Este termo também é utilizado para
definir o suporte no qual os games são processados, conhecido como console.
Seu
surgimento:
Apesar de
não ser reconhecido oficialmente, o responsável pela criação do videogame foi
William Higinbotham, em 1958. Com a intenção de entreter visitantes de um
laboratório relacionado a objetos de guerra, William criou o Tennis for Two,
jogo de tênis com apenas dois traços e uma bola.
Você
conhece os gêneros e característica dos jogos eletrônicos? Segundo
Sato e Cardozo (2008), existem sete tipos básicos de jogos eletrônicos, sendo
eles:
RPG: jogos com narrativa muito forte, envolvente e bem elaborada
perante trama, diversos núcleos e personagens. Exemplos: Final Fantasy, Dragon
Quest, Kingdom Hearts.
Aventura: jogos cuja narrativa é trabalhada, mas não
chega ao patamar de um RPG. Exemplos: Legend of Zelda e Tomb Raider.
Emulação: são jogos baseados no real, mas não
precisos nessa realidade. Eles emulam (imitam) a realidade. Exemplos: FIFA,
PES, Burnout e Need for Speed.
Simulação: são jogos muito fiéis ao real, simuladores
mesmo. Exemplo: Flight Simulator.
Estratégia: jogos que exigem comando de elementos para
atingir certos objetivos, tropas, gestão de recursos etc. Exemplos: Warcraft,
Age of Empires e Starcraft.
Ação: jogos mais objetivos e ação mais frenética, não tão
profundos na narrativa. Exemplo: Contra, Rainbow Six e CS.
Puzzles: jogos que envolvem mais o raciocínio lógico e exercício da
mente. Exemplos: Tetris, Candy Crush Saga, Brain Age.
SAÚDE X JOGOS ELETRÔNICOS
Segundo
Baitello Jr (2014), é preciso muita atenção ao uso dos eletrônicos pois, além
da dependência, ele pode causar a sedação dos sentidos fóbicos (visão e
audição) que é necessário para nossa sobrevivência e consequentemente
interferindo no desenvolvimento da comunicação e linguagem do ser humano.
Os malefícios do uso
excessivo e desregrado pode nos levar a dependência e ao vício dos jogos, a
falta de convívio social, inatividade física, a falta de cuidado com o corpo
(cuidados de higiene, alimentação) e a um menor controle das nossas habilidades
sócio emocionais.
Alguns estudos demonstraram que com cautela e o uso recreativo podem contribuir na melhora da memória e raciocínio lógico, diminui o stress (jogos não violentos) pois acabam se tornando um momento de diversão e um aumento significativo da criatividade.
Portanto, vale ressaltar que os jogos eletrônicos sendo utilizado com cuidado e responsabilidade, são uma forma de desenvolvimento saudável e prazeroso para todas as pessoas.
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