Lutas e suas variações

Publicado  quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

 


É uma arte marcial que utiliza técnicas de agarramento como a luta, arremessos e derrubadas, chaves, pinos e outros golpes. O Wrestling é uma competição física entre dois (às vezes mais) competidores ou parceiros, que tentam ganhar e manter uma posição superior. Há uma grande variedade de estilos, com diferentes regras tanto nos estilos tradicionais históricos, quanto nos estilos modernos. Técnicas de wrestling foram incorporadas por outras artes marciais, bem como por sistemas militares de combate corpo-a-corpo.

Desde o início da história humana, as lutas já eram vistas como uma forma de combate, daí vem a terminologia das artes marciais, “arte de guerra”. Durante muitos anos, as artes marciais tiveram objetivo bélico, uma tradição em artes de combate, originalmente destinadas a causar lesões e morte em campos de batalha, utilizadas pelos exércitos em épocas de guerras. Com o tempo, elas começaram a ter caráter filosófico e de busca de paz espiritual. No Japão, usa-se a terminologia “do”, caminho dedicado ao aperfeiçoamento do ser humano por meio da integração da mente, do corpo e do espírito. Muitas lutas não são consideradas artes marciais, por não terem um caráter histórico voltado à guerra, e sim ao lado esportivo e cultural.

Atividades corporais implementadas em forma de esporte fazem parte da cultura corporal de movimento cada vez mais valorizada no mundo atual


Esporte de combate


É um esporte de contato competitivo onde dois combatentes lutam um contra o outro usando as certas regras de contato, com o objetivo de simular partes do combate corpo-a-corpo verdadeiro. O boxe, as artes marciais de competição, as artes marciais mistas, a luta de braço e a esgrima são os exemplos de esportes de combate.

As técnicas usadas podem ser classificadas em três domínios:

Bater; Agarrar; Uso de arma.

Algumas regras do jogo se especializam em uma área, enquanto outros permitem a superposição.

 

 

 

TIPOS DE ESPORTES DE COMBATE

 

Considera-se “esporte de combate” aquele em que uma pessoa compete contra outra seguindo diferentes regras. Quais os esportes olímpicos de combate? Primeiramente, precisamos saber o que queremos dizer quando dizemos “esportes de combate”. De acordo com a definição, trata-se de uma  modalidade de contato na qual dois oponentes se enfrentam usando certas partes do corpo, de acordo com o que é permitido naquele esporte em particular. São eles: boxe, esgrima, judô, luta livre, taekwondo, luta grego romana, e karatê.

O estilo greco-romana


A greco-romana também está entre as lutas mais populares e está incluso nos Jogos Olímpicos desde 1896. Nela, os atletas não utilizam equipamentos de proteção e por essa razão não é permitida a utilização de golpes violentos ou baixos. No combate greco-romana é proibido o uso das pernas, ou seja, o competidor só pode utilizar os membros superiores para derrubar o adversário. 

O Judô

Judô é uma arte marcial praticada como esporte. Criada por Jigoro Kano em 1882, o judô é uma adaptação do jiu-jitsu, que tem por objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada.

Huka Huka

Desconhecida entre o grande público, uma das artes marciais autenticamente brasileiras de maior tradição é o Huka-huka. Este estilo de combate foi criado pelo povo indígena Bakairi e povos do Xingu, localizados no Estado do Mato Grosso. O huka-huka é bastante praticado nessa região e representa uma das modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas, competição esportiva criada no ano de 1996.

CAPOEIRA

Na CAPOEIRA, utilizam-se movimentos de tem um número relativamente pequeno de golpes que podem, no entanto, atingir uma harmoniosa complexidade através de suas variações. O contexto da capoeira ainda é uma discussão entre autores tentando contextualizá-la como Luta, Dança e Jogo, por vários conceitos inseridos como religião, cultura e arte do movimento.

0 comentários: