A palavra Lazer deriva do latim licere, ou seja, "ser lícito", "ser permitido" que corresponde ao tempo de folga, de passatempo, de ócio, de descanso, distração ou entretenimento, de uma pessoa.
O lazer é visto como um conjunto de
ocupações às quais o indivíduo desenvolve de livre vontade, seja para repousar,
seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua
informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou
sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações
profissionais, familiares e sociais".
No campo da Educação podem-se
identificar, as atividades de lazer, como ações integradoras dos «Quatro
pilares da educação», propostos por Jacques Delors: aprender a conhecer e a
pensar; aprender a fazer; aprender a viver com os outros e aprender a ser.
Conceitos de Lazer
Lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo
pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se,
recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação
desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade
criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais,
familiares e sociais." (Dumazedier, 1976, apud Oleias)
O conceito de lazer ou também
conhecido como “ócio” vem da etimologia latina otium, o que significa
descanso.
Poderíamos definir lazer, como uma forma de você
utilizar seu tempo dedicando-se a uma atividade que você goste de fazer, o que
não significa que seja sempre uma mesma atividade. Esta atividade pode ser uma
entre tantas outras.
Segundo o sociólogo francês Dumazedier (1983, p.34):
“o lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de
livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e
entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação
desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade
criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais,
familiares ou sociais”.
Um dos conceitos mais interessantes é o de Oleias
(2003): Lazer, em sua forma ideal, seria um instrumento de promoção social,
servindo para auxiliar no rompimento da alienação do trabalho, apresentando-se
politicamente como um mecanismo inovador aos trabalhadores na medida em que
estabelece novas perspectivas de relacionamento social; promover a integração
do ser humano livremente no seu contexto social, onde este meio serviria para o
desenvolvimento de sua capacidade crítica, criativa e transformadora e
proporcionar condições de bem-estar físico e mental do ser humano.
Tipos de lazer
·
Lazer doméstico: atividades prazerosas que podem
ser realizadas dentro do próprio lar e que proporcionam interação e diversão da
família.
·
Lazer turístico: abrange viagens e passeios com o
propósito de relaxar e conhecer novos ares, está intimamente relacionado a
férias.
· Lazer trabalhista: é a atividade realizada em determinado tempo vago que é dado ao trabalhador, geralmente as grandes empresas dão aos servidores 15 min para lancharem e realizaram estas atividades.
·
Lazer escolar: pode ser visto no recreio dos alunos
ou na aula de Ed. Física, além disso, em aulas práticas de todas as matérias.
·
Lazer Noturno: se trata de
todo o lazer associado a noite e atividades em que elas se desenrolam, bares,
discotecas, e outros lugares em que a música e a bebida são os pilares
centrais.
·
Lazer espetáculo: todo
lazer relacionado com os espetáculos, entre os que podemos distinguir os
culturais (teatro, concertos, exibições ópera, cinema, shows, espetáculos,
apresentações culturais) e os desportivos.
·
Lazer esportivo: se refere
a prática de algum esporte.
·
Lazer alternativo: o lazer
alternativo tem duas vertentes, uma que se refere ao lazer alternativo noturno,
que na maioria dos casos é dirigido a jovens maiores de 18 anos, para
proporcionar uma alternativa mais sadia em suas saídas noturnas. Enquanto que
um novo ramo do lazer alternativo, se refere a um tipo de lazer não
convencional, no esportivo e no de espetáculo na que o participante é ator
principal de seu lazer. Este tipo de lazer também é conhecido como lazer
experiencial.
Utilizando como critério a participação das pessoas no lazer podemos
distinguir dois tipos de lazer:
·
Lazer ativo: Lazer em que
o participante é receptor e emissor de estímulos.
·
Lazer passivo: Lazer em
que o participante é unicamente receptor de estímulos.
Lazer, portanto, é o tempo livre de uma pessoa. É a
cessação de trabalho ou a omissão total da atividade. O Lazer não é apenas um
grupo qualquer de ocupações sem propósito algum, senão preencher o tempo livre
do sujeito. Ele pode e deve ter uma conotação crítica e até mesmo transformadora
da ordem instituída, mesmo que isso implique em desconstruir antigos mitos e
convenções. O lazer só não exclui os deveres de trabalho, mas
também o tempo gasto para a satisfação das necessidades básicas, como comer ou
dormir.
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