EXERCÍCIO E CONTROLE DE PESO

Publicado  sexta-feira, 3 de junho de 2022

 EXERCÍCIOS E CONTROLE DE PESO

A  atividade  física  está  entre  os  hábitos  mais recomendados para uma vida saudável. Devido a isso, a Organização  Mundial  da  Saúde  passou  a  tratar  o sedentarismo  (que  é  a  inatividade  física)como  um problema  de  saúde  pública.  A  falta  da  prática  de exercícios é um perigo crescente na sociedade, gerando maiores  riscos  à  saúde  e  aumentando  o  índice  de obesidade, doenças cardíacas, e a taxa de mortalidade.

Fazer exercícios físicos de forma contínua e moderada pode trazer inúmeros benefícios, como controlar o peso; diminuir riscos de desenvolver doenças crônicas (como diabetes,  hipertensão,  depressão,  doenças cardiovasculares)  ou  atenuar  seus  sintomas;  gera  o fortalecimento  muscular  e  aumentar  a  sensação  de bem-estar, equilibrando-se assim saúde física e mental.

Perda e controle de peso

Quando associada a uma alimentação sadia, lembrando inclusive dos probióticos (presentes em  iogurtes, queijos, coalhadas etc.), a atividade física auxilia tanto no emagrecimento quanto na manutenção do peso desejável, já que a queima de calorias será frequente.

Para os que estão acima do peso, recomendam-se os exercícios aeróbicos, pois aceleram o  metabolismo gerando grande perda de gordura corporal. Alguns deles são: caminhada, corrida, ciclismo, natação, dança e outros.

Benefícios à saúde mental

Estudos mostram que a atividade física pode combater a ansiedade. Um dos fatores responsáveis por isso (e bastante simples, porém muitas vezes subestimado) é a concentração necessária durante um treino, por exemplo. Esse estado psicológico faz com que o indivíduo tenha momentos prazerosos, focando no exercício que está sendo realizado.

Outra patologia mental que pode ter seus sintomas diminuídos e seu quadro melhorado é a  depressão. O exercício físico  libera  certas  substâncias  durante  sua  prática  e  uma  delas  é  a  endorfina,  um  neurotransmissor  capaz  de proporcionar a sensação de serenidade e bem-estar.

Melhora da produtividade e da autoestima

Pessoas  que  praticam  exercícios  em  sua  rotina  tendem  a  ser  mais  produtivas  nas  atividades  diárias  do  que  os sedentários. A serotonina, substância produzida durante o exercício, ajuda a combater a baixa autoestima e a tornar o indivíduo mais confiante.

Mitos e verdades sobre a prática de exercícios

Abdominais exterminam a gordura abdominal.

Mito.  A  verdade  é  que  esse  tipo  de  exercício  trabalha  os músculos  da  região  fortalecendo-os  e  tornando-os  definidos. Porém, só quem dará conta de eliminar a gordura do corpo são os  exercícios aeróbicos, como a corrida, caminhada, futebol e dança.

Você só emagrece se malhar cinco vezes por semana

Verdade. Segundo um estudo realizado pelo American College of  Sports  Medicine,  o  ideal  é  que,  ao  longo da  semana,  você pratique cinco dias de exercícios e descanse dois, intercalando os dias de prática e descanso. Este intervalo entre os dias de prática é essencial para que as micro lesões ocasionadas pelos treinos de força se recuperem.

Quanto mais suor, mais emagrecimento.

Mito. Suor não é sinônimo de queima de gordura! Quando a temperatura interna do corpo ultrapassa os 37 graus, o suor  age  como um mecanismo de  refrigeração.  Os vasos  sanguíneos  próximos  à  pele  se dilatam  e estimulam  as glândulas sudoríparas a iniciarem o processo de  transpiração para esfriarem o corpo. Durante a atividade física, você perde água e sais minerais. Se você se pesar logo após a atividade física, pode até perceber que o ponteiro da balança caiu. Porém, basta se hidratar o corpo que logo o peso volta ao normal.

Sentir dor depois do exercício é sinal de que está funcionando

Mito. É normal sentir dores após os primeiros dias de treino. Mas se  as  dores  continuarem  a  aparecer  mesmo  com  o condicionamento físico pode ser sinal de que você está pegando muito pesado.

Músculos são mais pesados que gordura

Verdade. Os músculos de fato pesam mais que gordura. Tanto é assim  que  algumas  pessoas  veem  os  ponteiros  da  balança subirem mesmo quando investem  na malhação. Por isso, além de ficar atento ao seu peso, olhe também para seu condicionamento físico.

Malhar 30 minutos por dia emagrece

Quase  verdade.  Além  de  queimar  calorias  por  meia  hora,  é preciso lembrar que é necessário uma alimentação balanceada.

Para a malhação fazer efeito, preciso sempre trocar de treino

Mito. Se você pratica uma série de exercícios criada com um objetivo claro, você não precisa mudá-la para que ela continue fazendo efeito.

Quem malha precisa ingerir suplementos alimentares

Mito.  Nem  todo  mundo  precisa  ingerir  suplementos  alimentares.  Algumas  pessoas  conseguem  repor  o  que  foi perdido ao longo da malhação através dos alimentos.


0 comentários: