HANDEBOL

Publicado  quarta-feira, 1 de junho de 2022

 

HISTÓRIA DO HANDEBOL

Atribui-se a invenção do Handebol ao professor Karl Schellenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, durante a primeira guerra mundial. No início, o Handebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Os campos tinham 40x20m.

A Era Pioneira do Handebol

Durante seu desenvolvimento, o jogo de Handebol não era reconhecido como um esporte independente, assim como o Basquete e o Vôlei, era representado pelas Associações de Educação Física e Associações Atléticas Nacionais.

A Era Amadora do Handebol

Durante a 64° Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Madri, os membros do COI decidiram incluir novamente o Handebol no programa dos Jogos Olímpicos, mas desta vez o Handebol de Quadra (Indoor) foi o escolhido.

História Olímpica

O Handebol fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936. Na época era mais popular e mais divulgado o Handebol de Campo. Este era praticado em campos de grama com dimensões e gols similares aos do Futebol, com 11 jogadores por equipe.

Fundamentos do Handebol

Recepção - é a ação específica de receber, amortecer e reter a bola de forma adequada nas diferentes posições e situações em que o jogador for solicitado.

Passe - é a ação de enviar e dirigir a bola ao companheiro, de forma correta, para facilitar a próxima ação.

Arremesso - é a ação de enviar a bola em direção ao gol adversário.

Progressão - é a ação de deslocar-se na quadra, movimentando-se de um lugar a outro, de posse da bola.

Drible - é a ação de impulsionar e dirigir a bola em direção ao solo, uma ou mais vezes, sem perder o controle da mesma.

Finta - é a ação que o jogador realiza, de posse de bola, para dirigir os movimentos do defensor numa direção falsa.

 

CARACTERÍSTICA DO HANDEBOLISTAS

ARMADOR CENTRAL

a "locomotiva" do time no ataque. Este jogador está no centro do ataque e comanda o curso e o tempo do mesmo, deve saber arremessar com força e ter um grande repertório de passes.

MEIOS ARMADORES

O "combustível" do time no ataque. Os meios geralmente possuem os mais fortes arremessos e são, geralmente, os mais altos jogadores do time.

PIVÔ

Seu objetivo é abrir espaço na defesa adversária para que seus companheiros possam arremessar de uma distância menor.

PONTAS

Os pontas são velozes e ágeis.

GOLEIRO

 Goleiro é vital na defesa.

 

0 comentários: