Ginástica

Publicado  quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O homem primitivo, que vivia em intimo contato com a natureza, organizado em pequenas tribos ou mesmo em clãs, realizava exercícios físicos naturalmente ao desempenhar as tarefas que lhe garantiam a sobrevivência.
Quando o homem passou a viver em cidades, com progresso, começou a ficar mais parado, sem movimentar-se muito. Para compensar esta falta de movimento, esta falta de exercícios naturais, foi criada a ginástica.
A ginástica, uma das formas mais importantes de se praticar a educação física, é composta de exercícios construídos que se completam para permitir um  perfeito desenvolvimento do corpo e oferece a vantagem de poder ser feita num pequeno espaço, como, por exemplo, na sala de sua casa.
CLASSIFICAÇÃO DA GINÁSTICA
A ginástica propõe movimentos específicos conforme os objetivos a serem alcançados pelo praticante. Segundo a finalidade a que se destina, a ginástica é classificada como: formativa, artística e de compensação.

emagrecer

Publicado  quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Emagrecer comendo é sim possivel, talvez você ache que a solução é fechar a boca e pronto, mas saiba que você poderá piorar mais ainda o seu caso, e ao invés de perder peso, engordar. Quando você fica muito tempo em jejum, seu organismo percebe e popr isso "guarda" um pouco do alimento para mais tarde, e assim aparecem as gordurinhas localizadas.
Então a melhor maneira de perder peso, é comendo. Mas não comendo porcarias, doces, carnes gordurosas, massas o dia todo, enfim, nada disso, é preciso valorizar as frutas, os legumes, as verduras, os vegetais, etc.
Emagrecer o sonho de muita gente, porém emagrecer mesmo só algumas pessoas conseguem. Isso porque não é todo mundo que tem força de vontade e se esforça para conseguir o que deseja. Então seja diferente e mostre que você está disposto a mudar a sua alimentação definitivamente, para então perder peso e ver resultado no final de cada semana.

Jogos Tradicionais

Publicado  quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Desenvolvi um trabalho sobre jogos tradicionais (salão) com os alunos do 8º b vespertino, onde os mesmo pesquisaram na sala de tecnologias a história, origem e os objetivos dos jogos de dama, dominó, xadrez e tênis de mesa. Em sala de aula os alunos confeccionaram e pintaram os seus jogos estudados na ST. Posteriormente foi realizado um torneio entre os alunos com os jogos feitos por eles e em seguinda novamente na sala de tecnologia jogaram dama, xadrez, dominó e tênis de mesa ( on line ). O conteúdo jogos de salão faz parte do REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO/MS

Ginástica Corretiva: O esqueleto e seus problemas

Publicado  quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Com a evolução, o homem passou de uma posição curvada quatro apoios, como a dos macacos atuais, para uma posição ereta, dois apois. Ao passar a tomar essa postura ocorreram mudanças em suas estruturas ósseas e musculares.
A má postura é que propicia muitos desequilíbrios posturais, pois quando um individuo permanece muito tempo numa postura inadequada, o seu corpo estará submetido a uma sobrecarga mecânica e com isso ela ocasionara síndromes dolorosas devido a alterações dos padrões muscoloesqueléticos.
A COLUNA VERTEBRAL
A coluna vertebral possui 33 ou 34 vértebras, dois quais 7 formam a região cervical, 12 a torácica, 5 a lombar, 5 sacrais e de 4 a 5 formam o cóccix.
A coluna vertebral é o suporte que sustenta o corpo e por este motivo é a mais prejudicada com a sobrecarga que acaba acarretando um aumento significativo de problemas posturais na população do mundo, tanto em adultos como crianças.
DESVIOS POSTURAIS
Uma coluna saudável possui curvaturas suaves,  que ajudam o corpo na locomoção e no equilíbrio. Curvaturas acentuadas são anormais e causadas basicamente por falta de atividade física, má postura ao sentar, andar, deitar ou excesso de peso. Há casos, ainda, de defeitos congênitos como raquitismo ou osteoporose.
Dependendo do grau do desvio, podem prejudicar algumas funções do organismo como a circulação e respiração.
Desta forma, temos três principais desvios da coluna:
1- Cifose -> caracteriza-se pelos ombros caídos e pela acentuada curvatura da coluna vertebral.
2. Lordose -> caracteriza-se por uma grande curvatura da coluna vertebral para frente: o peito e a barriga também ficam projetados para frente.
3. Escoliose-> é o desvio da coluna vertebral para um dos lados do corpo. Posturais repetitivamente erradas.

Caminhada

Publicado  terça-feira, 11 de agosto de 2009

Muitas pessoas têm o hábito de caminhar, outras camiham apenas nos meses que antecedem o verão. Há ainda aquelas que nem se preocupam em fazer exercícios...Mas saiba que a caminhada é uma das melhores atividades físicas e deveria ser praticada diariamente, pois faz muito bem à saúde.
Se você nunca experimentou, por que não começar agora? Ainda há tempo. Corra para o guarda-roupa, vista algo bem leve e procure caminhar num local gostoso e tranquilo.
A caminhada é um exercício aeróbico muito simples, que não exige equipamentos, roupas ou locais específicos, apenas um calçado adequado para não causar lesões. Pode ser feita por qualquer pessoa, independente de sexo ou idade.
É um dos exercícios mais indicados para adultos, especialmente idosos e portadores de doenças cardíacas e metabólicas, como diabetes, osteoporose, obesidade e colesterol alto. E, além disso, tudo é uma maneira segura de fortalecer a musculatura de maneira global, pois o risco de lesões é muito baixo.
Ela também ajuda no tratamento de distúrbios psicológicos. Caminhar ou correr 30 minutos, três vezes por semana, pode ser tão eficiente no tratamento de depressão aguda quanto à utilização de medicamentos.
No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que a caminhada seja eficiente. O ritmo é individual, mas pe preciso ser constante e mais acelerado, aumentando a frequência cardíaca. Procure contar os batimentos do pulso antes, durante e depois da caminhada. O ideal é praticar entre 65% a 85% da frequência cardíaca máxima, que corresponde a 220 menos a idade da pessoa.
Começar sempre devagar, caminhando por 20 minutos, três vezes por semana, e fazer um alongamento simples, principalmente dos membros superiores e inferiores, antes de depois da caminhada são fundamentais. Não pratique exercícios em jejum e beba água antes, durante e depois da prática. E evite andar e parar, como se estivesse passeando. Mantenha o ritmo.
Quando o percurso estiver fácil e o aumento do tempo de caminhada já não estive sendo sobrecarga, é sinal de que você consegui um bom condicionamento físico.

Manter a forma

Publicado  segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Para manter a forma, na realidade podemos comer de tudo, obviamente que pouco, sem exageros nos alimentos mais gordurosos, e dando privilégios aos mais saudáveis. Mas se o seu objetivo é ter um corpo esbelto, definido ou musculoso, existem algumas excecões, para que seus exercícios físicos possam vir a ter resultados. Pessoas que praticam exercícios físicos, como musculação e a natação, realmente comem bastante, por isso precisam maneirar nos doces, nas carnes gordurosas, nas massas, e de modo algum frituras. Realmente é um preço alto que se paga para ter um corpo atraente e todo definido, porém os resultados valem a pena, pois não há nada melhor do que estar de bem com você, com a auto-estima elevada e principalmente ter um abdômem definido. Então você já sabe, se realmente estiver disposto a mudar  sua alimentação, valorize as frutas, os legumes, vegetais e verduras, pois são ricos em nutrientes, e podem até mesmo que só tendem a fazer bem. Porém o mais aconselhável seria você procurasse um nutricionista e montasse uma dieta equilibrada.

Volta às aulas

Publicado  terça-feira, 28 de julho de 2009


Pois é, a volta às aulas pode ser motivo de felicidade, pois é hora de rever os amigos, contar as novidades, etc., mas sempre resta aquele sentimento de tristeza porque as férias acabaram.
Nada mais de festas todo fim de semana, encontros diários com amigos e poder dormir e acordar a hora que quiser. Pode acontecer até mesmo de você não ter sequer arrumado o material escolar, comprado os cadernos ou de o quarto estar tão bagunçado que é impossível você achar o que procura. Enfim, a confusão está formada. Depois de alguns dias de descanso, é natural que você demore um pouco para voltar ao ritmo normal de estudo e fique disperso, desatento, irritado, meio “devagar” e fugindo da realidade, que é entrar no ritmo novamente.
Organizar melhor o tempo de dever e estudo não é uma tarefa fácil e se torna ainda mais difícil quando regressamos de um período de relaxamento, em que até nosso corpo se adaptou a uma rotina diferente.
 Não espere as aulas ganharem ritmo acelerado para se organizar. Comece, desde já, a mexer no material e a dar uma “espiadinha” nos conteúdos que vai aprender. Assim, você já entra no ritmo das aulas, e a mudança de rotina será mais suave.
Aprenda a administrar seu tempo para que consiga realizar tanto as atividades prazerosas quanto cumprir as obrigações relacionadas à escola. Isso não significa que você deve ficar “refém” do relógio e programar tudo o que vai fazer nas 24 horas de cada dia, mas, sim, que deve ajustar o tempo a seu favor.
 Uma maneira de controlar o seu tempo é deixar de fazer tudo sob pressão e em cima da hora. A melhor saída é ir organizando-se aos poucos com relação a como estudar ao longo do ano: com calma e sem pressões, sem deixar para estudar na véspera das provas e ser obrigado a passar noites em claro para fazer aquilo que deveria vir fazendo há muito tempo.
 Aprenda a organizar as tarefas. Você pode ter inúmeras coisas importantes para fazer, mas definir as urgências é muito útil. É fundamental ter noção de prioridades, ou seja, saber que, se não fizer determinada tarefa, poderá ter prejuízos muito grandes no futuro, os quais podem até impedir as atividades prazerosas.
 Por fim, não esqueça de sempre deixar um tempo de seu dia para realizar as atividades de que gosta, como ver os amigos, falar ao telefone, assistir a um filme, ler um livro, etc., pois elas ajudam a dar estímulo para a realização de outras tarefas.

Seguindo essas dicas, o segundo semestre certamente vai correr bem, e vai sobrar tempo para o lazer e para aproveitar ao máximo e com tranqüilidade tudo o que você planejou.

Avaliação Física

Publicado  quarta-feira, 22 de julho de 2009


Os alunos da escola, da 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental passaram por uma avaliação biométrica. A Biometria é definida como “a ciência que procura traduzir numericamente os fenômenos biológicos, estabelecendo relações entre os dados assim obtidos, com o fim de determinar as leis que os regem”.
O objetivo é acompanhar o curso de crescimento dos alunos, registrando seu peso e altura no início e final do ano.
“Desta forma poderemos acompanhar o crescimento e desenvolvimento dos alunos, orientarem os pais caso haja necessidade, além de avaliar o trabalho executado nas atividades físicas da escola e verificar de que forma essas atividades contribuem para o desenvolvimento corporal do aluno”.

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

Publicado  terça-feira, 21 de julho de 2009


Os índios - no Brasil colônia - Os primeiros habitantes os índios, deram pouca contribuição a não ser os movimentos rústicos naturais tais como nadar, correr atraz da caça, lançar, e o arco e flexa.

Na suas tradições incluem-se as danças, cada uma com significado diferente: homenageando o sol, a lua, os Deuses da guerra e da paz, os casamentos etc. Entre os jogos, incluem-se as lutas, a peteca, a corrida de troncos entre outras que não foram absorvidas pelos colonizadores. Sabe-se que os índios não eram muitos fortes e não se adaptavam ao trabalho escravo.
Os negros e acapoeira - Sabe-se que vieram para o Brasil para o trabalho escravo e as fugas para os Quilombos os obrigava a lutar sem armas contra os capitães-do-mato, homens a mando dos senhores de engenho que entravam mato a dentro para recapturar os escravos. Com instinto natural, os negros descobriram ser o próprio corpo uma arma poderosa e o elemento supresa.
Brasil Império - Em 1851 a lei de nº 630 inclui a ginástica nos currículos escolares. Embora Rui Barbosa não quisesse que o povo soubesse da história dos negros, preconizava a obrigatoriedade da Educação Física nas escolas primárias de secundárias praticada 4 vezes por semana durante 30 minutos.
Brasil República - Essa foi uma época onde começou a profissionalização da Educação Física. As políticas públicas - até os anos 60 o processo ficou limitado ao desenvolvimento das estruturas organizacionais e administrativas específicas tais como: divisão de Educação Física e o Conselho Nacional de Desportos.
Os anos 70, marcado pela ditadura militar, a Educação Física era usada, não para fins educativos, mas de propaganda do governo sendo todos os ramos e níveis de ensino voltada para os esportes de alto rendimento.
Nos anos 80 a Educação Física vive uma crise existencial à procura de propósitos voltados à sociedade. No esporte de alto rendimento a mudança nas estruturas de poder e os incentivos fiscais deram origem aos patrocínios e empresas podendo contratar atletas funcionários fazendo surgir uma boa geração de campeões das equipes Atlântica Boa Vista, Bradesco, Pirelli entre outras.
Nos anos 90 o esporte passa a ser visto como meio de promoção à sáúde acessível a todos manifestada de três formas: esporte educação, esporte participação e esporte performance.
A Educação Física finalmente regulamentada é de fato e de direito uma profissão a qual compete mediar e conduzir todo o processo.
Os passos da profissão:
1946 - Fundada a Federação Brasileir de Professores de Educação Física.
1950 a 1979 - Andou meio esquecida com poucos e infrutíferos movimentos.
1984 - Apresentado 1º projeto de lei visando a regulamentação da profissão.
1998 - Finalmente a 1º de Setembro assinada a lei 9696/98 regulamentando a profissão com todos os avanços sociais fruto de muitas discussões de base e segmentos interessados.

Fonte: Luiz Carlos de Moraes CREF/1 - RJ 003529

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNDO

Publicado  


China
Como Educação Física as origens mais remotas da história falam de 3000 A.C. lá na China. Certo imperador guerreiro, Hoang ti, pensando no progresso do seu povo pregava os exercícios físicos com finalidades higiências e terapêuticas além do caráter guerreiro.
Índia
No começo do primeiro milênio, os exercícios físicos eram tidos como uma doutrina por causa das "leis de Manu", uma espécie de código civil, político, social e religioso. Eram indispensáveis às necessidades militares além do caráter fisiológico. Buda atribuía aos exercícios o caminho da energia física, pureza dos sentimentos, bondade e conhecimento das ciências para a suprema felicidade do Nirvana, (no budismo, estado de ausência total de sofrimento).
O Yoga tem suas origens na mesma época retratando os exercícios ginásticos no livro "Yajur Veda" que além de um aprofundamento da Medicina, ensinava manobras massoterápicas e técnicas de respirar.

Japão
A história do desenvolvimento das civilizações sempre esbarra na importância dada à Educação Física, quase sempre ligados aos fundamentos médicos-higiênicos, fisiológicos, morais, religiosos e guerreiros. A civilização japonesa também tem sua história ligada ao mar devido à posição geográfica além das práticas guerreiras feudais: os samurais.

Egito
Dentre os costumes egípcios estavam os exercícios Gímmicos revelados nas pinturas das paredes das tumbas.
A ginástica egípcia já valorizava o que se conhece hoje como qualidades físicas tais como: equilíbrio, força, flexibilidade e resistência. Já usavam, embora rudimentares, materiais de apoio tais como tronco de árvores, pesos e lanças.

Grécia
Sem dúvida nenhuma a civilização que marcou e desenvolveu a Educação Física foi a grega através da sua cultura. Nomes como Sócrates, Platão, Aristóteles, e Hipócrates contribuíram e muito para a Educação Física e a Pedagogia atribuindo conceitos até hoje aceitos na ligação corpo e alma através das atividades corporais e da música. "Na música a simplicidade torna a alma sábia na ginástica dá saúde ao corpo" Sócrates. É de Platão o conceito de equilíbrio entre corpo e espírito ou mente.
Os sistemas metodizados e em grupo, assim como os termos halteres, atleta, ginástica, pentatlo entre outros, são uma herança grega. As atividades sociais e físicas eram uma prática até a velhice lotando os estádios destinados a isso.

Roma
A derrota militar da Grécia para Roma, não impediu a invasão cultural grega nos romanos que combatiam a nudez da ginástica. Sendo assim, a atividade física era destinada às práticas militares. A célebre frase "Mens Sana in Corpore Sano" de Juvenal vem desse período romano

Normas para a Educação Física

Publicado  segunda-feira, 20 de julho de 2009

A escola oferece a oportunidade de prática de exercícios físicos, imprescindível à saúde do ser humano, através das aulas de Educação Física.
Chamamos a atenção dos alunos e de toda a comunidade escolar para a importância do uso de roupas adequadas para a prática de exercícios físicos.
O nosso desafio é criar hábitos saudáveis de vida, com o dever de promover a qualidade de vida em nossos alunos.
A partir de atos simples que obtemos grandiosos resultados.

DEZ NORMAS IMPORTANTES
PARA A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA


1. Aguardar a chegada do professor dentro da sala de aula e em silêncio;
2. Subir e descer para a quadra organizadamente e em silêncio;
3. Usar uniforme adequado: camiseta, short/bermuda/calça de moleton ou tactel, tênis. Não será permitido o uso de calças e bermudas jeans, sais, chinelos, sandálias e sapatos. O aluno que vier com os calçados inadequados mencionados, terão que tirar para participar das aulas, por motivo de segurança.Recomendam-se retirar brincos, pulseiras, colares e piercing durante a aula para evitar acidentes;
4. Duarante a aula, saber ouvir e saber falar.
5. Respeitar o professor, colegas e outros funcionários da escola;
6. Retirar, utilizar e devolver corretamente os materiais da aula(exemplo: não chutar bolas que não sejam de futsal);
7. É proibido pendurar-se nas traves e postes, acertar intencionalmente o colega, danificar os materiais de aula, permanecer em outro local diferente da aula;
8. No final da aula, utilizar os cinco minutos restantes para ir ao banheiro e tomar água, retornando imediatamente para a sala de aula e em silêncio para não atrapalhar outras classes;
9. Caso o aluno esteja impossibilitado por problemas de saúde de frequentar a aula de Educação Física, deverá apresentar um atestado médico assinado e datado. Mesmo dispensado, o aluno presente deve assistir à aula e fazer um relatório da aula;
10. Qualquer problema de indisciplina grave será levado à direção e/ou coordenação da escola.

Contamos com a colaboração de todos.