Boxe

Publicado  sexta-feira, 4 de setembro de 2020

 


Esportes de Combate  

        Conforme foi estudado anteriormente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), divide os esportes em categorias, em acordo com suas particularidades. No caso dos esportes de combate, é preciso ter clareza de que se referem às lutas esportivizadas, ou seja, um recorte no universo da prática corporal de lutas: são as lutas transformadas em esporte. Caracterizam-se pelo enfrentamento de dois adversários no corpo a corpo. Nesse universo, citam-se modalidades como esgrima, judô, taekwondo, luta grecoromana, caratê (que adquiriu status de modalidade olímpica nos próximos Jogos de Tóquio) e boxe.

O boxe

Registros da prática do boxe (modalidade também chamada de pugilismo) datam de 3 mil anos antes de Cristo, no Egito. À época, a luta fazia parte das festividades do rei.

Essa modalidade esportiva integrou os Jogos da Antiguidade e, nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, foi inserida no ano de 1904, em Saint Louis, nos Estados Unidos. Há diferenças entre o boxe olímpico e o profissional. No olímpico, é computado cada golpe encaixado, mesmo sem ser contundente e, ao fim da luta, vence quem obtiver mais pontos (ou golpes encaixados). No boxe profissional, os juízes avaliam qual dos lutadores se apresenta como mais contundente, mostrando domínio do centro do ringue, golpes expressivos etc. Ou seja, nem sempre o boxeador que realiza mais golpes é o vencedor do combate. Os principais movimentos feitos no ringue são o pêndulo e a esquiva. Os golpes recebem nomes, como os mostrados a seguir:

 

ü  Jab: golpe rápido e frontal realizado com o punho mais fraco (o que fica à frente na guarda);

ü  Direto: golpe frontal forte e desferido com o melhor punho;

ü  Cruzado: golpe lateral que termina com o cotovelo estendido (movimento de braço da esquerda para a direita ou vice-versa);

ü  Upper (ou Superior): golpe executado de baixo para cima com o intuito de atingir o queixo do oponente;

ü  Gancho (ou Hook): golpe feito com movimento curvo do punho, atingindo lateralmente a cabeça ou o abdome do oponente (difere do cruzado pela distância em que é aplicado – mais próximo do corpo do adversário – e por contornar a guarda dele).

Veja uma simulação dos golpes acessando: https://www.youtube.com/watch?v=7c9Edw5sB3E

 

O ringue é o local onde o boxe é praticado, assim como mostra a ilustração abaixo:




ATENÇÃO: o boxe, assim como as demais modalidades de combate, devem ser praticadas em locais próprios, obedecendo técnicas e regras específicas. NÃO DEVE SER UTILIZADO SEM CRITÉRIOS RIGOROSOS OU SIMPLESMENTE COMO MEIO DE ATAQUE OU DEFESA PESSOAL!

 

  (Fonte: adaptado de “Práticas Corporais – Educ. Física”, 6° a 9° anos, Ed. Moderna ,  pág. 213-218)

 


0 comentários: