O Taekwondo é uma arte marcial original da Coréia, onde surgiu a mais de 2000 anos. Taekwondo significa “caminho dos pés e mãos através da mente”. O objetivo do Taekwondo é, através do treinamento, possibilitar ao praticante adquirir corpo e mente fortes e saudáveis, respeito, disciplina e humildade.
O Taekwondo só foi trazido ao Brasil nos anos 70, e desde essa época tem se espalhado por outros países, sendo que se tornou um esporte Olímpico em 1988.Na luta são válidos golpes de braço (socos) e de pernas (chutes). Não é permitido agarrar o adversário.
As regras do taekwondo já foram mais rígidas, mas os princípios dessa arte continuam sendo seguidos. São eles:
- Cortesia
- Perseverança
- Integridade
- Auto controle
- Espírito Indomável
Outra tradição mantida até hoje é a obrigatoriedade de o iniciante fazer o juramento do Taekwondo:
Eu prometo:
- Observar as regras do taekwondo.
- Respeitar o instrutor e os meus superiores.
- Nunca fazer mau uso do taekwondo.
- Construir um mundo mais pacífico.
- Ser campeão da liberdade e da justiça.
Atualmente são utilizados equipamentos de proteção. Os atletas são divididos em oito categorias (por peso) e a luta tem a duração de três rounds.
A luta pode ser vencida por nocaute, por pontos ou pela desclassificação do adversário.A pontuação é atribuída por três árbitros laterais. O árbitro central (4º árbitro) é o responsável por mediar à luta, decidindo sobre vantagens, advertências, abrindo a contagem dos 10 segundos em caso de nocaute e anunciando o vencedor.
O lutador perde pontos e/ou pode ser desclassificado se cometer as seguintes atitudes: agarrar, socar o rosto, empurrar, dar golpe abaixo da cintura ou cometer algum ato de indisciplina como faltar com o respeito ao árbitro ou ao adversário.
Os coreanos têm o costume de colocar seus filhos em academias de Taekwondo a partir dos 5 anos. Os benefícios observados são: desenvolvimento físico, disciplina, humildade e respeito aos mais velhos, melhora na atenção, e melhora da coordenação motora e aumento da capacidade de concentração.
0 comentários:
Postar um comentário