Os fundamentos técnicos do handebol são as técnicas e movimentos utilizados para jogar handebol. Os principais fundamentos técnicos do handebol são: a empunhadura (pegada), a recepção, o passe, o arremesso, o drible e a finta.
A empunhadura (pegada) é um dos fundamentos mais básicos do handebol, trata-se do ato de segurar a bola de handebol com uma das mãos. A empunhadura correta no handebol é feita segurando a bola na palma da mão e apertando (fazendo pressão) com as pontas dos dedos.
A recepção é um dos fundamentos mais simples do handebol, trata-se do ato de receber (recepcionar) a bola. A recepção no handebol deve ser feita sempre com as duas mãos paralelas e ligeiramente côncavas (em forma de concha) e voltadas para frente.
O passe é um dos principais fundamentos técnicos do handebol, o passe é o ato de lançar a bola entre os jogadores de uma mesma equipe.
O arremesso é também um dos principais fundamentos técnicos do handebol, é através do arremesso que se marca os gols em um jogo de handebol. O arremesso é o ato de lançar a bola em direção ao gol (meta) da equipe adversária.
O drible é um fundamento básico do handebol, trata-se do ato de quicar a bola com uma das mãos sem perder o domínio da bola. O drible pode ser feito com o jogador parado ou em movimento. A principal função do drible no handebol é a progressão com posse de bola.
A finta no handebol é executada quando um jogador com a posse da bola, ameaça realizar um movimento em determinada direção para enganar e desequilibrar a marcação do adversário e realizar o movimento em outra direção.
Sistema de defesa no handebol.
As linhas defensivas no handebol ou linhas de defesa no handebol são marcações na quadra com base na profundidade que tomamos como base para o posicionamento defensivo. Dessa forma, a linha tracejada da área de 9 metros chamamos de segunda linha defensiva e a linha de 6 metros da área de gol chamamos de primeira linha defensiva.
Um bom sistema defensivo no Handebol começa com a transição para quadra de defesa ou recomposição defensiva após perder a posse de bola. A transição para a defesa deve ser feita o mais rápido possível, para não deixar o sistema defensivo vulnerável.
Tipos de sistemas defensivos do handebol
Marcação por zona: É o tipo de sistema defensivo mais utilizado no handebol, nesse sistema cada jogador tem a responsabilidade de fazer a marcação em determinada zona da quadra de handebol.
Marcação individual: Esse tipo de sistema defensivo é fundamentado na marcação específica de cada jogador, independentemente de que zona da quadra ele está ocupando.
Sistema defensivo do handebol: 6x0, 5x1, 4x2
O sistema de defensivo por zona 6×0 é um dos sistemas do handebol mais utilizados. No sistema 6×0 todos os jogadores e posicionam por zona à frente da linha de defesa de 6 metros (linha da área de gol).
O sistema 5×1 é um dos sistemas do handebol mais conhecidos, onde 5 jogadores vão se posicionar à frente da linha da área de gol e 1 jogador se posiciona mais à frente com o objetivo de dificultar o trabalho dos armadores da equipe adversária. Esse sistema de jogo do handebol pode deixar a defesa vulnerável as infiltrações, a movimentação do pivô e ao ataque dos pontas.
O sistema defensivo 4×2 é um dos sistemas do handebol pouco utilizado. Esse sistema de jogo do handebol é utilizado contra equipes que tem armadores com bom arremesso de média e longa distância e pontas e pivôs de baixa técnica. Esse sistema dificulta a troca de passes dos adversários, porém facilita as infiltrações.
0 comentários:
Postar um comentário