Frequência Cardíaca

Publicado  quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Frequência Cardíaca


 (Cardiologista)
A frequência cardíaca é a quantidade de vezes que o coração bate por minuto e, por isso, ela é considerada um bom indicador do trabalho cardíaco.
Monitorar a frequência cardíaca durante o treino ajuda a melhorar o condicionamento físico, pois  indica a intensidade adequada de exercícios que o indivíduo deve seguir para alcançar melhores resultados.

Como medir a frequência cardíaca

Para medir a frequência cardíaca pode-se colocar o dedo indicador e médio no pulso esquerdo e contar o número de batimentos cardíacos durante 15 segundos e então multiplicar o resultado por 4 para saber quantos batimentos cardíacos há por minuto. No entanto, a forma mais segura de verificar a frequência cardíaca é utilizar um pequeno aparelho chamado frequencímetro ou um monitor de frequência cardíaca.

Frequência cardíaca normal

A frequência cardíaca normal varia conforme a idade e o tipo de atividade que o indivíduo faz diariamente, mas pode ser verificada realizando o seguinte cálculo matemático: 220 menos a idade (para homens) e 226 menos a idade (para mulheres).
Um adulto jovem pode ter uma frequência cardíaca normal de 90 e um atleta pode ter uma frequência cardíaca normal de 55bpm, e isto também está relacionado ao condicionamento físico que o indivíduo possui. O importante é saber que a frequência cardíaca normal de um indivíduo, pode ser diferente de outro e isto pode não representar nenhum problema de saúde.

Frequência cardíaca máxima

A frequência cardíaca máxima é a quantidade máxima de batimentos cardíacos que o indivíduo poderá alcançar por minuto durante uma atividade física. Aconselha-se que durante qualquer atividade física aeróbica, o indivíduo esteja sempre atento a sua frequência cardíaca.

Frequência cardíaca para emagrecer

A frequência cardíaca ideal para emagrecer deve variar entre 60 a 75 % da frequência cardíaca normal para que haja uma queima de gordura satisfatória. É importante informar que antes de iniciar qualquer tipo de treino para emagrecer, deve-se consultar um médico para que este solicite um eletrocardiograma com o objetivo de  verificar se o indivíduo é portador de alguma doença cardíaca. Treinar com a frequência cardíaca muito alta é contraindicado para quem sofre de arritmia.

0 comentários: