Danças Regionais

Publicado  terça-feira, 2 de junho de 2020


Principais danças da cultura brasileira
A dança pode ser utilizada como diversão, mas também como representação artística e cultural de um povo.
Conheça as principais danças que compõe a cultura brasileira.
Quem não gosta de dançar, não é mesmo? Assim, no Brasil não é diferente, ainda mais porque o país é conhecido pela alegria e gingado do povo. Com isso, o samba e o frevo ficaram muito conhecidos pelo mundo como marca típica da cultura e dança brasileira.
Porém, pelo fato do Brasil ser bem extenso, cheio de misturas étnicas e culturais, existem muitas outros tipos de danças bem populares por aqui. Além disso, outro fator que propiciou essa grande diversidade foi a chegada de outros povos estrangeiros, como africanos e europeus.
Danças indígenas
As danças indígenas são formas de expressividade cultural e religiosa dos índios. Além disso, esse tipo de dança representa objetivos diferentes das outras danças, pois são realizadas como rituais e representação dos costumes indígenas.
Danças folclórica
As danças folclóricas são danças representativas de expressões culturais e artísticas, com base em tradições e costumes. Podem ser realizadas de diversas formas, dependendo do seu caráter, origem e expressividade do ritmo. Além disso, essas danças carregam uma carga histórica e reflexos dos seus integrantes nas danças.
Danças brasileiras
Maracatu
Quando se fala em nordeste, as pessoas costumam pensar logo no frevo. Entretanto, essa região é tão
diversificada e apresenta muitas outras danças. O maracatu é uma delas, comum em todo o nordeste, porém é mais presente e típico de Pernambuco. Essa dança é de origem africana, chegando no Brasil no período colonial junto com os negros escravizados que foram trazidos para a região. Além disso, faz parte das danças folclóricas do Brasil.
Maneiro-pau
Sua origem não é certa, mas alguns historiadores afirmam que o maneiro-pau tem influências de origem arabe, enquanto outros dizem ser de origem africana. Porém, o que se pode afirmar é que esta é uma dança típica na região do Cariri, no Ceará, e surgiu na época do Cangaço.
Caninha verde
Está é outra dança típica das festas de Santo Antônio, muito realizada no Ceará. A dança é também conhecida como dança-cordão e tem origem luso-brasileira, tendo início no ciclo de cultivo da cana de açúcar.Após isso, passou a ser muito comum em festas em colônias de pescadores, festas de casamentos e cordões. Além disso, a dança passou a ter bastante notoriedade nos estados do sudeste e centro-oeste.
Bumba meu boi
Esta é uma das danças mais representativas e simbólica do folclore brasileiro e pode ser chamada também de boi-bumbá. Sua origem não é certa, mas seu primeiro registro é feito em um jornal de Recife, no ano de 1940.
Além disso, sua manifestação e celebração acontece de norte a sul do Brasil, porém é mais valorizado na região norte, mais precisamente no Maranhão. O bumba meu boi consiste em uma manifestação cultural e religiosa em torno da figura de um boi.Entretanto, podem surgir diferentes representações, personagens, ritmos, adereços e instrumentos diferentes. Os instrumentos mais comuns são o tambores diferentes e pandeirão.
Fandango
O fandango é uma dança luso-brasileira, que surgiu por volta de 1750 e é muito popular e reservada para a região sul do Brasil. A dança acontece em pares, nos quais os dançarinos são chamados de folgadores e folgadeiras, e eles dançam sem se tocar.Os trajes utilizados são roupas típicas da região sul. A dança é feita com grande exibicionismo e sensualidade, tendo muita influência dos passos de valsa e bailes.
Carimbó
O carimbó é uma dança muito famosa e popular em Belém do Pará, mas se popularizou por todo norte e nordeste. Também é conhecida como Pau e corda, Samba de roda do Marajó e Baião típico de Marajó.
 O ritmo foi trazido pelos escravos africanos que foram incorporando influências indígenas e europeias.
A dança é feita dividida em dupla, na qual o homem bate palmas seguindo o ritmo da música e a mulher dança, com uma saia rodada, fazendo volteios.
Samba
O samba é uma das danças mais conhecidas e populares no país. Sua origem é africana, vindo para o Brasil junto com a chegadas no escravos africanos em terras brasileiras.
Forró
O forró é uma dança nordestina que incorpora vários ritmos, como o baião, a quadrilha, o xaxado e o xote. Essa dança se tornou popular por todo o Brasil e é muito comum encontrá-la em festas no geral e comemorações de São João.Os instrumentos principais utilizados na música são o acordeão ou sanfona, zabumba e o triângulo. A característica desse ritmo é por ser bastante alegre e feito em duplas, em que o casal dança com o corpo colado um no outro e arrastando o pé.
Xaxado
Essa é uma dança muito característica e típica do sertão nordestino e recebeu esse nome devido ao som do ruído que as sandálias dos cangaceiros faziam ao arrastarem no solo durante as comemorações.

0 comentários: