O Street Dance é uma dança criada, inicialmente, pelos
breakers. Foi desenvolvida nas disputas e performances de suas festas. Trata-se
de um estilo de vida com vestimenta, música e linguajar próprios (ROCHA et al,
2001; HERCHMANN, 1997). É caracterizada por quatro elementos que se dividem em
três categorias: música -Rap (DJ's e MC's), artes plásticas - Grafite e dança -
Street Dance (vários estilos).
Famosos músicos que se utilizavam da dança, das vestimentas
e da música negra, como Elvis Presley, James Browm, Ray Charles e Sam Cooke,
contribuíram também para o surgimento do Rock & Roll.
No Street Dance, de estilos diversos, originais e
contemporâneos, encontram-se influências do Funk. Analogamente, hoje, o Funk
está para o Street assim como o Ballet está para as danças acadêmicas, e pode
ser considerado base para o seu desenvolvimento.
As origens das danças
urbanas
Conforme Alves (2004), encontra-se, no Street Dance, um indício de origem jamaicana. Assim como os Estados Unidos, a Jamaica passava por conflitos civis e políticos, em que eram comuns os Disco-mobiles (carros de som semelhantes ao Trio elétrico brasileiro) e Talk Over (canto falado com mensagens políticas).
Por haver, no bairro, brigas de gangues na disputa de
territórios, com agressões e mortes, um precursor do movimento cultural Hip
Hop, Afrika Bambaataa, contribui para que as gangues resolvam suas diferenças
através da dança, chamadas "batalhas", disputas dançantes em que um
dançarino "quebra" o outro, no sentido de dificultar a movimentação
(batalhas de break) dentro das Block Parties. Com isso, a violência entre as
gangues ameniza-se pouco a pouco (VIANNA, 1997).
Os Quatro Elementos -
Rap (DJ's e MC's), Grafite e Street Dance
O Rap (Ritmo e poesia) constitui-se por uma fala ritmada e
rimada, com expressões que refletem a realidade do jovem. Kool Herc o trouxe
(por meio dos Toasters) nas Block Parties.
Os DJ's (discotecários) manejavam aparelhos de mixagem
durante festas, com o intuito de produzir novas músicas e sons, com
indumentária própria. (ALVES, 2004; SHUTERMAN, 1998; ROCHA et al, 2001; VIANNA,
1997).
Os Grafites eram demarcações de territórios entre gangues
rivais, através de Tags (assinaturas) que, aos poucos, transformaram-se em
forma de expressão artística (CIRINO, 2005).
Dança - Street Dance
Paralelamente aos outros elementos, o Street Dance, nas
Block Parties e metrôs de Nova York, teve sua origem (VIANNA, 1997).
Os primeiros dançarinos (Breakdancers e B. Boys) protestavam
contra a guerra do Vietnã através da teatralidade de cada passo, que
representava uma violência física ao soldado, um dano causado, ou demonstrava
seus ferimentos (ROCHA et al, 2001).
ESTILOS / MODALIDADES
Locking: criado por Don Campbellock, na cidade de Los Angeles (Estados Unidos), em finais de 60. Originado do Funk, especificamente de um passo chamado Funky Chicken.
Brooklyn
Rock (Up Rocking): criado por dançarinos (Rockers), Rubber Band e Apache, entre
67 e 69, no bairro do Brooklyn, na cidade de Nova York (Estados Unidos), como
movimentos de disputa2.
Popping:
criado por Boogaloo Sam, nascido em uma pequena cidade da Califórnia, Fresno. O
dançarino possuía, no início dos anos 70, seu grupo de Locking, quando em
meados de 75 passou a criar seu estilo próprio, e seu grupo, antes chamado de
Electronic Boogaloo Lockers, tornou-se Electric Boogaloos. Movimento
caracterizado pela contração muscular.
Boogaloo:
também criado por Boogaloo Sam na mesma época, ao observar o andador de um
homem velho pela rua e seu movimento. Caracteriza-se por movimentos circulares
do quadril.
B-Boying ou
B-Girling (Breaking): surgido entre os anos de 75 e 76, no Bronx (Nova York). O
Break Boy ou Break Girl veio do termo Break/B. (trecho de música, na maioria
das vezes instrumental, que valorizava mais a batida e a linha de baixo).
Ficaram conhecidos como B.Boy e B.Girl, os garotos e garotas (dançarinos), por
dançarem no break da música.
Freestyle (estilo livre): originado em meados de 80 na
chamada Golden Age (Era de Ouro). Tal nome se deve ao fato de esse
estilo/modalidade de dança ser baseada em toda a forma de Social Dance ou
Street Dance. Trata-se da modalidade mais freqüente na mídia hoje, em
Videoclipes de música Rap, R&B e Pop (filme Honey de 2003). Não é dançada
somente no acento rítmico da batida, mas também nas convenções vocais e
instrumentais da música.
O Street Dance no Brasil
De acordo
com Alves (2004), os responsáveis pela "importação" do Street Dance
ao Brasil trouxeram-no dos EUA, lá aprendiam a dançar em pistas de grandes
casas noturnas, nos bairros de maior concentração de brasileiros. Nelson
Triunfo, entre 70 e 80, leva a dança, do meio mais abastado, ao resto do país.
Triunfo devolve o Break à rua, seu lugar de origem. Parte para o interior da
Bahia, onde se torna estrela, aos quinze anos, de seus Bailes Soul. Depois em
Brasília (hoje grande centro do Hip Hop nacional) e ainda para São Paulo, em
1976, onde forma o Grupo Black Soul Brothers.
A chamada cultura Hip Hop caracteriza-se como um veículo de
informação de questões raciais, sociais e políticas, debates que estiveram
sempre presentes na história do povo que a originou (TRIUNFO, 2000).
Pela imensa
aceitação atual do Street Dance nos meios educacionais, esportistas, midiático
e de entretenimento, os futuros professores universitários vinculados a essa
dança carregam um elemento de grande potencial, conteúdo e valia. Daí a importância
do estudo dos mesmos.
Considerações finais
Constatou-se que referenciais bibliográficos brasileiros referentes ao assunto são escassos, bem como, notou-se uma diferença contrastante de opiniões no que se refere ao surgimento da dança referida. Rocha et al (2001) descreve a dança como uma espécie de protesto contra a guerra do Vietnã e, Ejara (2004) discorda ao colocar tal descrição como um falso patriotismo americano; outra discordância nota-se entre Alves (2004) e Rocha et al (2001) quanto aos verdadeiros precursores da "cultura Hip Hop" no Brasil.
Concluiu-se que, ao pesquisar e defrontar diversas formas de
descrição e definições, desenvolvimento e utilização do Street Dance, a dança é
bastante recente e encontra-se em processo de constituição; também demonstra-se
ser de interesse de muitos envolvidos no assunto e ainda constitui fato
histórico não visto de maneira concordante com relação a seu surgimento e
criação, por diversos autores.
Venha dançar conosco!
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