Karatê

Publicado  terça-feira, 30 de junho de 2020

 




Conheça as modalidades dessa arte marcial 

O karatê é uma arte marcial que surgiu no Japão, mais precisamente na ilha de Oknawa (norte do país), como uma luta de defesa contra os ataques de bandidos, que eram atraídos pela exuberância e comércio do local. No início do século XV, o uso de armas era expressamente proibido nessa região, pois a ilha estava completamente habitada por samurais e sob a posse de fidalgos japoneses.

Muitos desses samurais eram imigrantes da China e tinham o conhecimento em outras lutas. Assim, em razão da proibição de armas, os habitantes sentiram a necessidade de elaborar uma maneira de se defender usando apenas com o corpo.

Séculos depois, a luta recebeu um conjunto de regras a fim de evitar lesões graves e ferimentos, o que daria origem a futura arte marcial “caratê”. As mudanças também atingiram a denominação da arte marcial que passou a ser chamada oficialmente de karatê.

Expansão

No ano de 1900, o karatê alcançou outros países por meio dos japoneses que migraram paras as ilhas havaianas, que, na época, estava sob a posse dos Estados Unidos. Dessa forma, a luta se espalhou pela região em um período de aproximadamente dois anos.

Contudo, em outras regiões do país, o karatê só se tornou conhecido em 1920, quando alguns mestres, após uma demonstração em Okinawa, foram convidados para lecionar a arte marcial nas universidades.

Sendo assim, a luta foi incorporada às tradicionais artes marciais japonesas e reconhecida pela Associação Japonesa de Artes Marciais no ano de 1930. Diante disso, surgiu a necessidade de uniformizar a prática, realizando algumas regularizações.

O esporte passou a seguir o sistema de filosofia do Budo (Caminho Marcial) e teve grande influência dos criadores do judô, Jigoro e Kano. O karatê definiu o uso do quimono branco para os competidores e de faixas coloridas, indicando o estágio do praticante.

Estágios

Conforme os participantes do karatê avançam dentro do esporte, eles fazem o uso de cores diferentes nas faixas, identificando o estágio de cada um. Veja:

•Faixa branca: iniciante;

•Faixa amarela: 6º kyu;

•Faixa vermelha: 5º kyu;

•Faixa laranja: 4º kyu;

•Faixa verde: 3º kyu;

•Faixa roxa: 2º kyu;

•Faixa marrom: 1º kyu;

•Faixa preta: 1º dan.

 

Estilos de Karatê


Apesar do karatê ter se desenvolvido na Okinawa (região central), o esporte abrange outros estilos, que se diferem conforme a localidade em que as técnicas foram aprimoradas. Assim, o esporte teve influência de outras três cidades: Shuri, Tomari e Naha.

Da capital Shuri, formou-se o Shuri-te (mão do sul), sistema de luta que valorizava a velocidade. Da cidade portuária de Tomari, surgiu o Tomari-te (mão do centro), compreendendo uma luta que era a fusão dos estilos de Shuri e Naha.

Já na cidade comercial de Naha, surgiu o Naha-te (mão do norte), identificada como uma luta que valorizava à força. Pouco tempo depois, esses nomes foram substituídos pelos estilos: Shotokan, Shito-Ryu, Wado-Ryu e Sorin-Ryu e Goju-Ryu.

É importante frisar que, antes de receberem o treinamento físico, os praticantes do karatê precisam estar comprometidos com o lema do esporte, que reúne cinco princípios:

•Esforçar-se para a formação do caráter;

•Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão;

•Criar o intuito do esforço;

•Respeito acima de tudo;

•Conter o espírito de agressão.

O lema foi desenvolvido pelo mestre de karatê estilo shotokan: Gichin Funakoshi, considerado pai do karatê moderno. O objetivo do mestre, com o desenvolvimento desse lema, é fazer com que o carateca esteja sempre em busca do fortalecimento e da valorização de seu caráter. Veja algumas modalidade do karatê:

Shotokan

A modalidade foi desenvolvida pelo mestre Gichin Funakoshi e o nome significa "Academia de Shoto". Já a palavra “Shoto” significa Pinheiro - pseudônimo artístico em japonês. Além disso, o estilo Shotokan é ideal para longa distância, por se tratar de uma técnica longa e rápida ao mesmo tempo.

Shito-Ryu

O Shito-Ryu é uma modalidade desenvolvida pelo mestre Kenwa Mabuni. A escola é caracterizada por uma grande riqueza de formas (katas), além de ser uma fusão das características do Naha-te e do Shuri-te.

Wado-Ryu

A modalidade Wado-Ryu foi desenvolvida pelo mestre Hironori Otsuka e significa “Estilo do caminho da paz”. Ele se difere dos demais por usar o mínimo de esforço possível. Além disso, é baseado em princípios físicos e fisiológicos, utilizando-se de bases altas esquivas.

Sorin-Ryu

Essa modalidade de karatê valoriza a elasticidade, o reflexo, a criatividade e a segurança pessoal do praticante, além de estar envolvida com razões que incluem o respeito, a justiça, a união, a humildade, entre outros.

Goju-Ryu

Esse estilo de karatê, cujo nome advém de Go (força) e Ju (flexibilidade), foi fundado pelo Mestre Chojum Miyagi. A técnica valoriza agilidade no momento do bloqueio, sendo uma luta mais dura, verdadeira e penosa. O estilo adere a uma respiração sonora, chamada de "Kokyu".

Praticantes de karatê. (Foto: Pixabay)

Competições

O local onde acontece a luta de karatê é chamado de Koto, no formato de um quadrado, ele mede 8 metros de lado (do extremo ao extremo). Na parte interna, encontra-se outro quadrado que mede 6 metros de lado.

A região que marca a área de controle do quadrado interno e a extremidade possui uma cor diferente. Além disso, o karatê possui dois estilos principais de competições. Conheça agora cada um deles.

Kata: nesse tipo de competição os pontos são atribuídos de acordo com a performance do carateca, seja ela realizada individualmente ou em grupo. Os movimentos devem ser feitos de forma rápida, harmoniosa e sincronizada. A luta é avaliada com o apoio de 5 juízes e os competidores devem se posicionar ao lado esquerdo e direito do juiz ou árbitro.

Kumite: nessa competição a luta é realizada entre dois caratecas com uma duração de dois a cinco minutos. Os pontos são atribuídos conforme a área atingida no corpo do adversário. As áreas de ataque são limitadas a cabeça, rosto, pescoço, peito, abdômen, lado e costas.

Os pontos também podem variar conforme determinados golpes, como o Ippon, Nihon e Sanbon. A duração de um kumite é de três minutos para um adulto masculino (individual ou equipe) e de dois minutos para o adulto feminino.



0 comentários: