Futsal

Publicado  quarta-feira, 3 de junho de 2020

 



O Futsal é também  chamado de futebol de salão, é um esporte coletivo  semelhante ao futebol de 

campo. Contudo possui  suas peculiaridades que o  diferenciam do futebol. Ao lado do futebol, é o esporte mais praticado no Brasil por homens e mulheres.

Este  surgiu  na  década  de  30  no  Uruguai,  na  associação  Cristã  de  Moços,  através  do  professor  de Educação Física Juan Carlos Ceriani Gravier. Inicialmente  era chamado de Indoor Football, ou seja, futebol no  interior. No Brasil, passou a  ser chamado futebol de salão (1935).  A princípio tinha 7 jogadores em cada equipe,  atualmente, depois de reformulações, tem 5 jogadores, tendo em quadra 10 no  total. Inicialmente a bola  também  era  mais  leve,  e  por  isso  saía  da  quadra  com  muito  mais  facilidade  e  por  isso  seu  peso  foi aumentado com o tempo, sendo esta mais pesada que a bola de futebol de campo.

A Confederação Brasileira de Futsal atua através da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), sendo 

filiada   a   FIFA.   Além   da   FIFA,   os   campeonatos  internacionais  de  futsal  são  organizados  pela  AMF (Associação Mundial e Futsal), que tem sua sede localizada em Assunção, Paraguai.


Tem como objetivo fazer Gols, tendo como  vencedores a equipe que fizer  mais gols. O tempo total de jogo é de 40 minutos, sendo dividido em dois tempos de  20 minutos e 10 minutos de intervalo entre eles. Reúne movimentos  como chutes, passes de bola, dribles, cabeceios, etc. Além dos jogadores em quadra, há também os reservas, os árbitros e o cronometrista.



REGRAS:

Nunca se deve colocar a mão na bola, se    o goleiro o único jogador  permitido a fazer isso ao defender a marcação do gol da equipe adversária. Se um  jogador cometer falta, pode levar o cartão amarelo (advertência  –  máximo 3) ou vermelho (expulsão), sendo que 3 amarelos = 1 vermelho.


As faltas podem ser cometidas quando o jogador encosta a mão na bola, tem desavenças com os árbitros ou outros jogadores,  ou quando há violência física  ou verbal. Ficando a cargo do juiz decidir a gravidade e o cartão a ser dado.

Vale observar que no futsal, não há o conceito de impedimento como no futebol de campo. Por sua vez, as cobranças de falta são semelhantes ao futebol  de campo: Escanteio, tiro de meta, arremesso lateral e de canto. As cobranças são realizadas em até 4 segundos e devem ser cobradas com o pé.

Os jogadores chamados de fixos são responsáveis pela defesa (equivalente ao zagueiro do futebol de campo). 

Já o pivô ou atacante tem como  objetivo fazer gols. No futsal não há limite para substituição de jogadores, e estas podem ocorrer a qualquer momento.


0 comentários: