Condicionamento Físico

Publicado  quinta-feira, 6 de agosto de 2020

 


        A conscientização corporal se caracteriza por movimentos lentos e suaves com o intuito de melhorar a condição postural ou de exercícios respiratórios, principalmente melhorar a percepção do próprio corpo.  É muito comum as pessoas sentirem dores nas costas, pernas e outras regiões do corpo quando a postura não está adequada, isso também acontece com nossas articulações, por isso a necessidade de conhecermos melhor o nosso corpo.  As articulações dos corpos humano tem movimentos diferentes, é fundamental a percepção desses movimentos até mesmo para atividades mais simples, um bom exemplo é a comparação entre o punho e o cúbito (cotovelo), o primeiro tem diferentes possibilidades de movimentos, enquanto o segundo apenas faz flexão e extensão. Dessa forma a consciência corporal permite conhecer e experimentar o corpo de uma maneira diferente, fazendo com que você reconheça a importância do exercício físico mesmo para as práticas de atividades do dia-dia.  Vale lembrar que a combinação entre exercício físico e uma alimentação de qualidade é a fórmula do sucesso, que certamente contribuirá muito no desenvolvimento físico do indivíduo.

CONDICIONAMENTO FÍSICO.

 

      


 Se na conscientização corporal o intuito é conhecer o corpo para melhor explorá-lo no dia-dia, no condicionamento físico a ideia é melhorar significativamente o nosso corpo para diferentes práticas, geralmente essas práticas estão ligadas a algum esporte.  É característica da ginastica de condicionamento físico as sessões planejadas de series e repetições de exercícios com intensidade e frequência definida, essa sempre com a supervisão de um profissional de Educação Física, a fim de evitar lesões graves.

 

 

Exercícios de força


O treinamento de força ou popularmente conhecido como musculação é uma forma de treinamento físico que pode ser utilizado para fins atléticos, estéticos e de saúde.

             Atléticos, através da melhora no desempenho e performance de atletas.

             Estéticos, no desenvolvimento do volume e massa muscular e na diminuição do seu percentual de gordura corporal.

             Saúde, auxiliando na prevenção e no tratamento de doenças musculares, óssea, metabólicas, distrofias e atuando e melhorando as ações motoras do dia-dia, tais como a mobilidade, postura, equilíbrio, entre outros.

É preciso que cada indivíduo trace objetivos para essas práticas, é muito comum que jovens e adultos queiram ficar com pernas, braços e outras regiões do corpo mais definidas, mas o acompanhamento de um profissional de Educação Física é indispensável.

 

Exercício de velocidade.

        


Existem diversos exercícios de velocidade, com eles o indivíduo busca um desempenho corporal de agilidade mais apurado. Na Educação Física escolar o intuito é trabalhar, mas conscientizar o aluno da importância da velocidade em determinados esportes. Os treinos de velocidade podem ser feitos com corridas e/ou bicicletas, ambos com o objetivo de explorar o máximo da capacidade de quem esteja treinando.  Treinos de velocidade ensinam o corpo a ganhar eficiência biomecânica, o que é aplicável em qualquer distância. Além disso, músculos raramente usados, como os de contração rápida, são trabalhados nesse tipo de treino para que você possa requisitar essa musculatura quando os outros músculos já estiverem cansados.  A importância do treino de velocidade se evidencia quando nos deparamos com atletas que se superam a cada momento, haja vista, o exemplo que o Multi campeão Usain Bolt nos mostrou quando estava nas pistas. Bolt era o melhor de todos os tempos nos 100 e 200 metros rasos e ainda ajudava seus conterrâneos no 4x100.

0 comentários: