Kug Fu

Publicado  terça-feira, 4 de agosto de 2020

 



Estilo de arte marcial chinesa

 

O Kung Fu é considerado umas das artes marciais chinesas mais antigas do mundo. O termo chinês significa “arte da guerra”. A expressão Kung Fu também se refere a algo que foi conquistado com muito esforço e competência no momento da luta corporal. Segundo os historiadores, o Kung Fu se originou há mais ou menos quatro mil anos, a partir da observação dos chineses sobre os movimentos dos animais. A principal filosofia dessa arte marcial se empenha no equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

O Kung Fu é considerado uma das artes marciais mais antigas do mundo. (Foto: Picryl)

Origem do Kung Fu


Segundo historiadores, as lutas existem desde que as primeiras civilizações habitaram o planeta Terra. As técnicas de combate, portanto, são bem antigas e suas origens são tão remotas quanto a guerra. As artes marciais chinesas não são consideradas somente técnicas de lutas. É o conjunto de sistemas e teorias a partir de categorias da própria da cultura. 

 A maioria das artes marciais chinesas são conhecidas no Ocidente como Kung Fu. Em chinês também se utiliza o termo Wu Shu ou Kuoshu. O Kung Fu veio do Extremo Oriente e, segundo estudiosos, embora a falta de dados precisos, teve início há mais de 2000 a.C., durante o período da dinastia Xia (c. 2100—c. 1600 a.C.). A arte foi aperfeiçoada e sofreu modificações por conta das diferentes épocas e dinastias nas quais foi sendo estruturada.

O Kung Fu se consolidou como uma arte marcial quando a sociedade progrediu para uma nação. Os soldados profissionais realizavam técnicas bem objetivas e utilizavam armas projetadas para uma finalidade bem definida.  Também surgem as “artes de guerra”, isto é, a estratégia militar. Foi um momento no qual as primeiras dinastias da China e as guerras se davam com bigas (carroça) intercaladas com a infantaria (antiga arma do exército). 

Ch’uan fa, ou ‘estilo do punho’, como era chamado os primórdios do Kung Fu, veio a se tornar uma prática muito popular na época em que os guerreiros da China Ocidental venceram o imperador da dinastia Shang no ano de 1122 a.C. Essa época dos Estados Guerreiros (480-221 a.C.) foi importante para a criação de estratégias que deu grande notoriedade ao Kung Fu na construção de um forte exército. 

A partir disso, muitas guerras ocorreram tendo como base o Kung Fu. As dinastias Ch’in, que compreende 221-206 a.C., e a dinastia Han que foi de 206 a.C. a 220 d.C. viram de perto o crescimento das artes marcias como o Shoubo, por exemplo, uma luta romana, além do Jiaodi, um combate no qual os participantes se enfrentam com chifres de boi nas cabeças. 



Influência do Taoísmo no Kung Fu 


Como sofria diferentes intervenções por conta das distintas dinastias, o Kung Fu passou a se chamar nesse período de chi ch’iao. Além disso, muitas outras armas foram incluídas na arte, e o taoísmo passou a influenciar a filosofia da luta.

Ainda em relação à dinastia Ch’in e as dinastias do Norte e do Sul, de 420-581 d.C., um médico famoso, além de filósofo taoísta, incorporou no Kung Fu o chi kung, exercícios respiratórios, também chamados qigong. As teorias do médico de poder interior e exterior são respeitadas até os dias de hoje.

Além dele, um oficial do sul na época da Dinastia Jin da China, o famoso taoista e célebre alquimista chinês, Ge Hong, se baseou na pesquisa de seu antecessor, Hua T’o, que na época dos Três Reinos, entre 220-265 d.C., concebeu uma técnica de movimento e respiração chamado wu chien shi. O taoísta, assim como os próprios chineses o faziam, se inspirou nos movimentos de alguns animais como o pássaro, veado, urso, macaco e tigre. 

Os pesquisadores acreditam que Hua T’o recebeu ajuda de um sacerdote taoísta, o qual se chamava Chin Ch’ien. As obras de Hua T’o e Ge Hong foram fundamentais e marcaram o desenvolvimento dos exercícios do Kung Fu.

As dinastias que aconteceram depois continuaram a utilizar a arte marcial, como por exemplo a Rã, entre os anos de 206 a.C. a 220 d. C., além das sequentes dinastias que aconteceram no Norte e no Sul da China, no período entre 420 d.C a 581 d.C.

Ao longo desse processo de desenvolvimento que o Kung Fu levou para as dinastias, a prática foi aperfeiçoada através de algumas das suas principais características, que, como já foi dito, consiste na imitação dos movimentos e comportamentos dos animais. Por conta disso, existem muitos estilos de Kung Fu com nomes de bichos: Macaco, Garça, Tigre, Louva-a-Deus, Leopardo, etc.

Uma outra forte característica dessa arte marcial desenvolvida no decorrer da sua história é o controle sobre a respiração, técnica utilizada por todas as artes marciais orientais.

 

Características



Inspirado nos movimentos dos animais, O Kung Fu é dividido em estilos conforme determinados bichos. A prática do Choy Lay Fut, por exemplo, foi muito influenciada pelos movimentos do tigre, pantera, garça, serpente e dragão. Já o estilo de Kung Fu designado de Ton Long, se inspirou nos movimentos de um Louva-Deus, uma espécie de inseto.
 O Kung Fu é uma poderosa arte marcial concentrada em mecanismo de autodefesa, contudo sua grande importância está na filosofia e nos benefícios proporcionados por ela. O primeiro benefício é o aumento da concentração.

O praticante deve aprender a controlar a respiração e, além disso, os pensamentos para atuar de forma integral durante a luta. É necessário atenção nos movimentos e nos passos que serão realizados no combate. As técnicas do Kung Fu concentram-se na defesa e não no ataque. A prática visa aperfeiçoar não só o corpo, mas a moral, o caráter, sobretudo a disciplina mental. A filosofia da arte marcial consiste no equilíbrio entre o corpo, mente e espírito.

Principais Filosofias das Artes Marciais 


CHI - Firmeza de caráter
Consiste no desenvolvimento da responsabilidade, honestidade e quietude para viver em paz e conhecer a si próprio.

HEI - Desprendimento de valores

Se baseia na fidelidade e amizade. É importante estar disposto a ajudar os companheiros.


JUNG - Corajoso e heroico
Corresponde a ajudar os fracos e combater os abusos. É importante não discriminar ninguém, ajudar os que mais precisam, por meio da justiça, em harmonia com a força.


WAI - Ativo em todos os empreendimentos
Essa filosofia fala sobre o uso da inteligência, raciocínio e disciplina para manter uma postura ágil e responsável. Não se deixar comparar pelo pensamento alheio e estar disposto ao aperfeiçoamento do raciocínio. Também diz que o indivíduo não se utilize de meios inconvenientes e abuse da ganância para ter e riqueza e valores morais. A essência da vida é poder ter saúde, amigos e felicidade.

Curiosidades

O Kung Fu automaticamente se refere ao ator e atleta Bruce Lee. Até os anos 1970, fora da China, poucas pessoas fora da comunidade chinesa sabiam da arte marcial. O ator foi um dos responsáveis pela divulgação do esporte no mundo inteiro, principalmente por conta dos seus filmes. 

As produções de “Operação Dragão” e “A Fúria do Dragão” colocaram o ator como um representante apropriado dessa arte marcial. 


 

0 comentários: